Wellington Silva

A Mãe Terra chora…


Imagens que chegam e são divulgadas no mundo, do Satélite Sentinel-5, da Agência Espacial Europeia (ESA), mostram uma sensível queda nos níveis de poluição na China e Itália após o isolamento social determinado pelas autoridades de saúde, por conta do coronavírus.

O Satélite Sentinel-5 possui a capacidade de rastrear diferentes níveis de poluição provocadas pelo homem, em especial a emissão de dióxido de nitrogênio oriunda do escapamento de veículos automotores e de centrais elétricas alimentadas a carvão.

Inicialmente, cientistas notaram enorme queda de poluição na China, cenário bem visível do espaço. Fei Liu, pesquisador da NASA e estudioso da qualidade do ar disse ser a primeira vez a observar “ uma queda tão dramática em uma área tão ampla para um evento específico”.

Na Itália, o mesmo fenômeno está ocorrendo na região norte, o que vem provocando atenção de pesquisadores do mundo todo.

Imagens feitas por Santiago Gassó, pesquisador de ciências atmosféricas da NASA evidencia a grande diferença entre o antes e o depois do surto de COVID-19 na Itália e China. As imagens mostram emissões de dióxido de nitrogênio em 7 de março e 7 de fevereiro para comparação visual e estudo. O pesquisador informou que os dados ainda precisam de mais análise, contudo, comunicou que colegas pesquisadores tem ultimamente postado tendências similares de outros sensores:

“ A ESA exibiu um vídeo confirmando o que eu apontei. Então, de fato, a tendência parece real”.

O vídeo apresenta uma queda extremamente rápida na poluição. Os dados do Sentinel-5, no vídeo da ESA,são de janeiro a meados de março. Ele mostra que a mancha vermelha e laranja de poluição sobre o norte da Itália vai diminuindo pouco a pouco depois do governo ter emitido as ordens de confinamento social.

Até os canais de Veneza, por onde as tradicionais “gôndolas” diariamente passeavam com turistas, está mais limpo.

Mas a que preço!?

Quantas vítimas o coronavírus ainda fará?

Mamãe, Laura Josefa, do alto dos seus 81 anos bem vividos, me deu mais uma lição de vida após comentarmos tudo isso e a sensação ruim e sinistra de que algo incomum e horrível está no ar!Ela me olhou em lágrimas e disse:

“ Meu filho, parece que a Terra está chorando…

O mundo todo está chorando…

Deus está chorando por nós”!

Então, que Deus tenha piedade da humanidade para que possamos construir um mundo melhor de paz, harmonia, respeito, limites, de liberdade com responsabilidade e de igualdade e fraternidade entre todos que habitam este planeta porque, a Mãe Terra chora seu lamento por todos nós…