Wellington Silva

A necessidade do novo Hospital de Emergência


Idealizado e edificado nos anos 70, na gestão do governador Ivanhoé Martins, ainda na fase do ex-território federal do Amapá, o Pronto Socorro Osvaldo Cruz atualmente não suporta mais a crescente demanda da população que procura seus serviços de saúde.

E de pensar que ainda não chegamos a uma população de um milhão de habitantes. Atualmente, somos uma população que já ultrapassa a casa dos 845 mil habitantes, isso de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, em julho de 2019. Macapá possui a maior concentração populacional com 503.327 habitantes. Seguidamente, Santana: 121.364 habitantes, e Laranjal do Jari, 50.410 habitantes.

Ano passado, eram 829.494 mil pessoas residentes no estado!

Percebam como gradualmente a população cresce e consequentemente cresce também as demandas por saúde, a começar pelos serviços de pediatria a recém-nascidos, serviços de ginecologia às mães e logicamente os tão necessários serviços de atenção básica à saúde, isso se não levarmos em consideração a pandemia do covid-19 que aterroriza a todos.

Procurando corrigir este crônico problema histórico de deficiência no serviço de pronto atendimento à saúde em Macapá é que o Senador amapaense Davi Alcolumbre, presidente do Congresso Nacional, já ultimou providências urgentes no Ministério da Defesa, com o general Fernando Azevedo, e com o Diretor de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente do Exército Brasileiro, general Alípio Branco Valença, para cessão definitiva de área localizada na parte de trás do velho Hospital de Emergência. A ideia, que já conta com a cessão de um projeto técnico de unidade hospitalar (Hospital Municipal), entregue por ACM Neto, já é tecnicamente visto como coerente com as nossas necessidades.

Portanto, são duas novidades históricas consideradas altamente positivas para a melhoria estrutural da saúde no Amapá:

A cessão definitiva de área da União Federal para a construção do que pode ser o Hospital Municipal e o projeto técnico condizente com nossas necessidades.

Para Davi Alcolumbre “a escolha da área se dá em razão da localização central estratégica, que atende à população dos outros municípios e, ao mesmo tempo, supre as demandas emergenciais da capital, já que há mais de 60 anos Macapá conta com um único e precário pronto socorro”.

O Senador Davi Alcolumbre garante que “essa, sem dúvida, será nossa prioridade”!