Wellington Silva

Cassilda Barreto


Maria Cassilda Barreto de Souza nasceu no dia 20 de dezembro de 1937, no município de Amapá. Faleceu no dia 13 de fevereiro deste ano, aos 83 anos, na capital do Estado, Macapá, moradora que era do bucólico bairro Jesus de Nazaré.Filha de Genésio Vicente de Souza e Maria Barreto de Souza, era dotada de um intelecto notável. Ainda muito jovem, em 1964 já lecionava no Grupo Escolar Barão do Rio Branco, em Macapá. Sempre apaixonada por livros e grandes autores, em sala de aula tinha um jeito todo especial ao repassar conhecimento a seus alunos, observadora que era do nível de rendimento de cada um após bate-papo bem descontraído para simplesmente observar o que tinham armazenado como informação.

Sua dedicação a educação amapaense, durante a fase do extinto território federal do Amapá, a faz merecidamente figurar como uma das melhores educadoras deste rico torrão do Amapá numa época em que tudo estava por fazer. No campo histórico, suas pesquisas destacam-na justamente por imprimir resultados de grandes registros documentais como legado para nossa região. Na Zona Rural do município de Amapá, como jovem educadora, se “virava nos trinta”, como se dizia tempos atrás e ela mesmo falava.

Entre 1957 e 1958 foi a primeira professora da Escola Santo Antônio, interior do município de Amapá. Missão: alfabetizar crianças, jovens, adolescentes e adultos assim como fazer com que seus alunos aprendessem a somar, diminuir, multiplicar e dividir. Em 1959 passa a lecionar no Grupo Escolar Veiga Cabral e em meados dos anos 60 atua no Ginásio do Amapá.

Ainda nos anos 60, após cumprir de forma exitosa a missão de educadora no município de Amapá, Cassilda passa a dar aulas na capital do extinto território, Macapá, na Escola Getúlio Vargas, e depois, em 1964, no Grupo Escolar Barão do Rio Branco. Em meados dos anos 70 leciona no Colégio Amapaense (C.A.) e depois no Colégio Comercial do Amapá (C.C.A.) atualmente denominado Escola Comercial Professor Gabriel de Almeida Café.

A partir de 1977 em diante, na capital federal, presta relevantes serviços na Representação do Amapá em Brasília procurando sempre defender bandeiras em prol do interesse público amapaense. Em 1980, com muito esforço e dedicação, consegue completar o curso de Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia na Universidade de Brasília-UNB. Seguidamente faz Pós-Graduação Relações Internacionais na América Latina tendo como monografia temática O Mar Territorial, sob a orientação de Antônio Carlos C. Trindade. Em 1986, em seu Curso de Mestrado de Ciências Sociais na UNB destaca-se na metodologia científica sobre políticas públicas através do trabalho de conclusão de curso intitulado Governo/Icomi, Dois Grandes Investimentos no Amapá.

Em 1992 dá entrada no seu processo de aposentadoria e se aposenta definitivamente do serviço público como Professora do Ensino do Segundo Grau Classe E-2. É justamente a partir daí que se torna uma pesquisadora incansável como coletora de informações para a produção de importantes obras sobre a história do Amapá. São elas:

A Rebelião Rural do Amapá, lançado em 1999; o antológico Pássaros Máquinas no Céu do Amapá, lançado em 2000, e a necessária e aprofundada pesquisa sobre o Contestado: A Boca Escancarada de Ouro das Guianas, lançado em 2014.

Em 2010 resolve lançar candidatura a deputada federal pelo Partido Verde (PV). Incomoda pela sua popularidade e irreverência muito em função de suas expressões de verdade. Logo é aconselhada por caciques do partido a abandonar a ideia e tentar a próxima para a edilidade mirim (vereança macapaense).

Já imaginaram nossa querida Mestra na Câmara Federal?