Wellington Silva
Cenários do Amapá atualizado

A obra Cenários do Amapá já está devidamente atualizada, de acordo com as novas informações do IBGE, disponível no site do Jornal Diário do Amapá, Sessão Articulistas, Wellington Silva.
A informação de dados sobre a população de cada município, permanece o último censo do IBGE (2022). Domicílios e total de homens e mulheres por variação de faixa etária, edificações, total de endereços urbanos e rurais, não sofreram alteração, não houve pesquisa, permanecendo os mesmos dados Fonte IBGE 2014.
O PIB de cada município foi devidamente atualizado, com pesquisa desenvolvida em 2021, Fonte IBGE. Já o IDH de cada município não sofreu nenhuma alteração, não houve pesquisa, permanecendo os mesmos dados, Fonte IBGE 2010.
Em Finança Pública, os municípios de Amapá, Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari e Oiapoque apresentaram a informação NENHUM VALOR A EXIBIR!
Já os municípios de Macapá, Mazagão, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuúba, Santana, Serra do Navio, Tartarugalzinho e Vitória do Jari apresentaram valores de sua Finança Pública, com Fonte de pesquisa IBGE 2023.
Informações sobre a Educação de cada município foi devidamente atualizada, com Fonte de pesquisa IBGE 2023.
Informações sobre Saúde novamente e infelizmente não sofreram nenhuma atualização, em nenhum município, ainda permanecendo a pesquisa de 2009, Fonte IBGE 2009.
Informações sobre as atividades de Lavoura Permanente, Lavoura Temporária, Extração Vegetal e Silvicultura e Pecuária foram devidamente atualizadas, com Fonte de pesquisa IBGE em 2022.
Para quem ainda não leu a obra, CENÁRIOS DO AMAPÁ, V Edição, agosto de 2024, contém Informações Históricas e Estatísticas dos 16 municípios do Amapá, Mapas, População, Total de Homens e Mulheres em cada município por variação de faixa etária, domicílios, edificações, PIB, IDH e Finança Pública; dados sobre Saúde e Educação; Lavouras Temporária e Permanente; Extração Vegetal e Silvicultura e atividade Pecuária.
O acesso à referida obra é gratuito pois trata-se de um trabalho de interesse coletivo, sem fins lucrativos para o autor, destinado à municipalidade, órgãos públicos, universidades, faculdades, investidores, comércio, empresários, pesquisadores e escolas públicas e privadas.
Minha eterna gratidão ao Sistema Diário de Comunicação, em especial ao Márlio Melo, pelo excelente trabalho de configuração para leitura da obra, no site do Diário do Amapá, e em especial ao jornalista Luiz Melo, pelo permanente apoio a este fundamental trabalho de divulgação da história, peculiaridades, dados estatísticos de cada município de nosso querido Estado do Amapá.
Gratidão a todos que apoiam e incentivam esta obra, de forma direta ou indireta!
**************************************************************************************