Wellington Silva

Coronavírus: Reflexões sobre a pandemia e a crise


A grande discussão nacional do momento é:

Que providências econômicas tomar para enfrentamento durante e após a quarentena do coronavírus?

O governo federal responde com o chamado Pacote Emergencial Contra o Coronavírus, no valor de R$ 98 bilhões. Então, se fizermos uma matemática lógica ou de base de dados teremos os seguintes elementos para reflexão:

O que fazer com tanto dinheiro?

Temos uma população atual de 247.014.042 brasileiros (última leitura do Relógio da População do Brasil) e 11 milhões de desempregados, novamente se aproximando da casa dos 12 milhões.Levando-se em consideração os desempregados, arredondados para 12 milhões, daria R$ 7 mil reais para cada desempregado.

Se realmente for colocado em pauta e depois aprovada a proposta do Congresso Nacional de utilizar o Fundo Partidário para enfrentamento da crise, então teremos recursos para ajudar desempregados, trabalhadores informais, moradores de rua, doentes, ampliação de leitos hospitalares, melhoria e ampliação dos serviços do SUS. E ainda tem a proposta de instituição do imposto sobre grandes fortunas, já aberta no Senado Federal para apreciação e posterior votação. Evidentemente daria para fazer muita coisa com o Pacote Emergencial Contra o Coronavírus, o Fundo Partidário, e o Imposto Sobre Fortunas, isso se bem planejado, distribuído e rigorosamente investido em cada unidade da federação brasileira.

Lamentavelmente percebemos pessoas mais preocupada se predispostas ao discurso da economia e do capital do que com vidas humanas, o que no momento é fundamental. A estes, faço o seguinte questionamento:

Quais são os maiores legados de Deus a humanidade?

A vida, o direito à vida e a liberdade!

Como viver ou sobreviver nestes tempos sombrios de pandemia do Covid-19 se de repente todos renegarmos os cuidados devidos e pensarmos somente no capital, no dinheiro, na economia?

Logicamente, mais pessoas seriam contaminadas e a desgraça seria muito pior!

Portanto, não temos escolha e o mundo todo não tem escolha!

Ou seguimos as recomendações médicas de especialistas ou nos “lasquemos” todos abrindo fronteiras, aeroportos e todos comprando e vendendo, até vir o caos total.

Sabem porque Kublai Khan foi mais longe que seu famoso avô, Gengis Khan, em suas aventuras de conquista da China?

Porque apesar de cruel e teimoso, ele ouviu um homem inteligente e de profunda visão estratégica, obviamente forçado pelas circunstâncias políticas:

Marco Polo, com a engenharia de suas gigantescas catapultas, que derrubaram as monumentais muralhas do Império da Dinastia Song.O resto da história muitos conhecem…

O Covid-19 não é uma gripezinha qualquer que só enxerga idosos como alvo. Vários atletas no mundo, cada qual com seu depoimento, lutaram, estiveram à beira da morte e sobreviveram. Pega mal a um Chefe de Estado não dar a devida importância para a gravidade de uma situação tão divulgada e tão alertada por especialistas no assunto, nos quatro cantos do planeta Terra.

Agora, bem pior é pessoas darem ouvidos a afirmações absurdas do senhor Olavo, afirmadas em rede social e no Carta Capital, edição de 25 de março de 2020, declarando que “esta pandemia não existe”.Felizmente esta desgraça foi retirada do YouTube. Loucura perde. Caso para a Interpol!

Isso é incentivar pessoas a crerem que o coronavírus não é letal e não faz mal a ninguém. Até parece propaganda de Joseph Goebbels (ministro da propaganda nazista):Persistente na mentira para parecer verdade, a fim de atingir alvos políticos, não importando os meios e os fins.

Olavo é um crime contra a humanidade!

Coronavírus?

Todo cuidado é pouco!

 

in