Wellington Silva
De dia falta água, à noite falta luz!

Já vai tempo que a falta de água e de luz em Macapá se tornou um sério problema para consumidores!
Por décadas seguidas, quando mais se precisa do produto para tomar um simples banho, lavar uma louça, e ao menos poder descansar à noite e assistir à televisão, inesperadamente falta água pela manhã ou à tardinha e de noite falta a energia elétrica, produtos vitais como necessidade básica para o contribuinte amapaense.
E basta dar um “pancadão” de chuva para não mais se ver um filete de água nas torneiras! E, depois de raios e trovões, de novo, a energia vai embora!
O sistema de captação de água, localizado na orla do Santa Inês, foi ali instalado no governo de Ivanhoé Gonçalves Martins, nos anos 70, para captar a água do rio amazonas, isso, quando ainda éramos garotos!
Até hoje, com 5.8 no costado, dizem estar fazendo a tal “manutenção no sistema”, isso quando se consegue comunicação, após muita “peleja e perrengues” momentâneos.
De acordo com informações de nossos valorosos técnicos de rua, que diariamente, muito se arriscam, muitos transformadores, cabos de energia, bases e suportes de apoio, etc, estão usados, saturados, corroídos!
A grande questão de ordem para o consumidor amapaense é que se alguém não paga em dia sua conta de água e luz vem multa e se por motivo de força maior, questão de saúde, atrasar pagamento, é corte na hora!
Mas, a pergunta que muitos consumidores estão fazendo é a seguinte:
“ E as constantes faltas de água e luz, por vezes com danos e prejuízos ao usuário, como é que fica!?
Não fica!
“Estamos em manutenção e melhorias para melhor servir a você, consumidor”!
Disque né!
O centro da cidade é um exemplo clássico deste lamentável e persistente cenário prejudicial ao consumidor, sim porque deveria ser exatamente o contrário, justamente por se tratar do cartão postal da cidade. É nele que se concentrado o comércio, lojas, prédios, restaurantes, bares, etc, parte integrante de peso da base da economia amapaense.
Muitos dizem que o mais duro é pagar “ uma boa grana” de conta de energia elétrica e nas principais horas se ver no escuro!
E como, para o setor privado, tempo é dinheiro, falta de energia e água é prejuízo na certa para o empresariado e para todos!
Portanto, já está passando da hora de resolver esse velho “perrengue”!
***********************************************************************************************************************************************