Wellington Silva

Esperando a vacina…


Muitas vidas já se perderam no caminho na luta contra o Coronavírus Covid-19. Uma luta inglória contra uma praga de doença que mal conhecíamos a contar do início do primeiro semestre de 2020.

Trata-se de um vírus demasiadamente letal para aqueles que duvidavam da sua grande potencialidade em destruir a vitalidade de qualquer ser humano, independentemente de idade ou sexo.

Para pesquisadores, estudiosos do assunto, a gravíssima disseminação do Covid-19 no mundo já é classificada como bem pior, em termos de letalidade e mortes, do que a gripe espanhola, ocorrida em 1918, em plena Primeira Guerra Mundial.

Agora, olhos e ouvidos da humanidade inteira aguardam ansiosamente a vacina, nos quatro cantos do planeta. E que venha a que vier, seja a vacina chinesa, russa, britânica ou americana.

O estado geral global é de emergência e requer urgência urgentíssima para imunizar o mais rápido possível todos os que sobreviveram a esta doença maldita.

No Amapá já foram registrados mais de 48 mil casos de coronavírus, sendo 841 vítimas fatais. Existem mais de 160 pessoas hospitalizadas e os números continuam crescendo, com nossa região quase sempre figurando em alta no mapa nacional.

Preocupado com a situação, na manhã desta sexta-feira (11) o senador amapaense Randolfe Rodrigues novamente esteve em agenda em São Paulo com o governador João Dória tratando de possível aquisição da vacina CoronaVac, para distribuição no Amapá.

O prefeito da cidade de Macapá Clécio Luís manteve contatos com o Ministério da Saúde para inserir Macapá na “fila de espera” da tão esperada vacina.

Disse ele:

“Já reservamos o orçamento e estamos fazendo os procedimentos administrativos especialmente com o Butantan, que já começou a produzir e tem capacidade de um milhão de doses por dia. A gente sabe que o Brasil todo está pedindo, mas nem todos terão tudo o que querem, então, pedimos um milhão de doses, visto que temos 500 mil habitantes e são duas doses da vacina. Muito provavelmente não seremos atendidos 100%, mas se fornecerem 200 mil doses, já começamos a imunização”, enfatizou o prefeito Clécio Luís, e disse mais:

“Queremos que Macapá seja uma das primeiras cidades a receber e distribuir essas doses. Tivemos contato com o Instituto Butantan, que já sinalizou positivamente para que Macapá possa comprar essa vacina. Ainda não fechamos detalhes, mas já temos recurso reservado para compra emergencial da vacina”, finalizou o prefeito.

Que assim seja!