Wellington Silva
Expresso 156 abre espaço para a cultura

A Cafeteria Gourmet Expresso 156, em uma atitude digna de apoio, resolveu abrir espaço para divulgação da arte e cultura amapaense, iniciativa louvável de seu proprietário, Carlos Viana Rodrigues, o Carlinhos, um velho amigo de infância e de escola, dos tempos da Escola Princesa Izabel.
A ideia de Carlos Viana é proporcionar na quinta-feira espaço para a cultura amapaense, aos talentos da terra, com show musical acústico, voz e violão ou instrumental, sax, violino, violão, exposição de artes plásticas, sarau de poesia, lançamento de livros, apresentações cênicas, etc…
Pesquisador da história e cultura do café, Carlos buscou no contexto histórico e na boa feitura do café a razão de ser da oferta de um bom produto a servir sua clientela, um produto, saliente-se, servido na hora, de altíssima qualidade, refino, pureza, a começar pela seleção de grãos.
Ele costuma adquirir o produto in natura dos estados de Minas Gerais, São Paulo e das regiões do cerrado nordestino, regiões tradicionais no plantio e seleção de grãos de boa qualidade.
Um dos mais ilustres frequentadores do Expresso 156 é o premiadíssimo radialista e jornalista Luiz Melo, diretor-presidente do Sistema Diário de Comunicação, assim como artistas, intelectuais, etc, tornando o ambiente bem familiar.
A Cafeteria Gourmet Expresso 156, sua decoração, lembra muito Serra do Navio, os móveis de época, o trem, o trilho, o minério, o ouro, nossas riquezas …
Suas narrativas revelam o que poucos sabem, justamente a histórica rota do café, ocorrida em 1.700, quando mudas do precioso produto vieram da Europa para a Guiana Francesa, chegando neste mesmo ano ao Amapá e depois ao Pará. Posteriormente, foi efetuada a distribuição de mudas ao restante do Brasil.
O Expresso 156 fica localizado na Eliezer Levy, frente a Escola Modelo Guanabara, canto com a Universidade Estadual do Amapá – UEAP.