Wellington Silva

Marcelo Rebelo de Sousa, um exemplo para o mundo


Ele já é considerado um exemplo para o mundo. Falo do professor catedrático de direito, jornalista e comentador político, Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, atual presidente da República Portuguesa.

O Estado português é uma república constitucional unitária semipresidencial e estruturalmente possui quatro Órgãos de Soberania: o Presidente da República, a Assembleia da República (parlamento unicameral), o Governo e os Tribunais. Desde 25 de abril de 1974, vigora a chamada Terceira República Portuguesa.

O que chama a atenção do mundo em Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, é seu jeito simples, popular e humanista de ser. Recentemente de férias no Algarve, na praia do Alvor, do alto de seus 71 anos bem vividos, bem descontraído em meio à multidão, repentinamente lança-se ao mar para socorrer duas jovens em apuros. E consegue, sem problemas, trazer ambas a cabeceira da praia.

Já é costumeiro o povo português de repente ver e conversar com o presidente nas feiras, mercados, escolas públicas e faculdades, espaço de conhecimento onde sempre gosta de trocar ideias com formandos.

E por que tal comportamento!?

Porque o Mestre dedicou a sua vida profissional ao ensino, ao jornalismo e ao comentário político.

Ocorre que a popularidade do professor Marcelo não vem de hoje! Ela é oriunda de movimentos católicos, desde a sua juventude, e da sua militância em jornais, rádios e televisão.

Nascido em Lisboa no dia 12 de dezembro de 1948, é filho do médico e político Baltasar Rebelo de Sousa e de Maria Fernandes Duarte das Neves. Formou-se muito jovem em direito, aos 23 anos, em 1971, e fez doutorado em Ciências Jurídico-Políticas em 1984 pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Tese: Os Partidos Políticos no Direito Constitucional Português. Foi durante algum tempo docente e depois presidente do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa até vencer com esmagadora vitória as eleições presidenciais. Foi deputado pela Assembleia Constituinte através do Partido Social Democrata e depois, secretário de estado, no período de 1981 a 1982, e depois Ministro dos Assuntos Parlamentares do governo da Aliança Democrática, no período de 1982 a 1983. Entre 1996 e 1999 foi líder do Partido Social Democrata.

Como jornalista atuou no semanário Expresso desde a sua fundação, em 1973. Na Sojornal (1975/1979) foi administrador, redator e editor e diretor (1979/1981). Dirigiu também O Semanário (1983/1987), jornal que também foi acionista e fundador.

Em meados dos anos 90 Marcelo Rebelo de Sousa se destaca na área do comentário político, primeiro na TSF, com Exame (1993/1996) e depois na televisão, já em 2000, sempre no domingo à noite, no Jornal Nacional da TVI. Atuou também na RTP, a partir de 2005, aos domingos, com análises políticas interessantes. Em 2010 retorna a TVI para comentários semanais, no Jornal das 8h, até 2015.

Diversas são as comendas e homenagens entregues a este notável intelectual humanista, em vários cantos do mundo.