Wellington Silva

Mestre Obama


El presidente de Estados Unidos, Barack Obama, habla durante la ceremonia en honor del reverendo Clementa Pinckney el viernes 26 de junio de 2015 en la Arena TD del Colegio de Charleston en Carolina del Sur. Pinckney fue una de las 9 personas asesinadas en la iglesia Emanuel la semana pasada en Charleston. (Foto AP/Carolyn Kaster)

/  Wellington Silva – jornalista e historiador
Articulista

Quando o mundo novamente verá um presidente americano humanista, tão carismático e popular como Barak Obama, Prêmio Nobel da Paz?
Depois de vários entendimentos mantidos com Raul Castro, irmão e sucessor natural de Fidel Castro, o ditador cubano, consegue pela via diplomática reaproximar Cuba dos Estados Unidos e do resto do mundo, após décadas de isolamento.

Dizem mais próximos, auxiliares diretos, servidores da Casa Branca e admiradores públicos:

“O Presidente é um gentleman no trato com as pessoas, até mesmo com seus críticos mais ferozes”.

Desportista, amante de futebol, tênis de mesa, golfe e natação, durante a Copa do Mundo foi torcer com funcionários da Casa Branca por ocasião do jogo Bélgica x EUA, no auditório de um prédio anexo, parte integrante do complexo auxiliar da Casa Branca.

Durante a crise econômica norte-americana, em 26 de junho de 2014 procurou conversar pessoalmente com Rebekah Herler, em um restaurante, uma crítica que lhe escreveu falando das dificuldades que vinha encontrando para criar seus filhos. Rebekah, surpresa com a presença inesperada do Presidente da maior potência do mundo, respirou e demorou um pouco para descontrair e depois dialogar normalmente com o Chefe de Estado americano.

No dia 7 de março de 2015 fez questão de apoiar e participar junto com a Primeira Dama, Michele Obama, e família, dos 50 Anos de Marcha Dos Direitos Civis de Selma. Foi uma das maiores mobilizações ocorridas nos Estados Unidos, nestes últimos tempos, e envolveu a participação de intelectuais, ativistas, artistas conhecidos e jornalistas.

Na Casa Branca promoveu um encontro musical inesquecível com a presença do Grande Mestre do Blues, B.B. King, o Rei. Sempre bem humorado, brincalhão e descontraído, cantou e tocou com o Rei do Blues e com outros grandes nomes da música pop norte-americana. E um bom observador comentou:

– Ele até canta e toca muito bem!

São várias as fotos no G1, site da Globo, mostrando Obama brincando com crianças em sua sala, filhos de servidores da Casa Branca. Uma chama a atenção: deitado no chão, segura com as duas mãos a criança para o alto. A outra, ele corre com crianças nos corredores, filhos de seu futuro Chefe de Gabinete, momentos antes de empossá-lo no cargo.

E quando o mundo novamente verá um Presidente e uma Primeira Dama dos Estados Unidos da América contar histórias para crianças humildes nos jardins da Casa Branca?

Barak Hussein Obama nasceu no dia 04 de agosto de 1961, na cidade paradisíaca de Honolulu, Havaí, Estados Unidos da América. É o 44º Presidente dos EUA e o primeiro afro-americano a ocupar o cargo. Possui graduação em Ciência Política pela Universidade Columbia e em Direito pela Universidade de Harvard, onde foi presidente da Harvard Law Review. Chegou a atuar por diversas vezes como organizador comunitário e advogado na defesa dos direitos civis. Ensinou direito constitucional na escola de direito da Universidade de Chicago entre 1992 e 2004. Entre 1994 e 2004, representou por três mandatos o 13.º distrito no Senado de Illinois. Em 2004, venceu em Illinois a primária democrata da eleição para o Senado. Foi eleito Senador com quase 70% dos votos. Em 2007 começou sua campanha presidencial. No dia 20 de janeiro de 2009 é empossado presidente. Nove meses depois, ganhou o Nobel da Paz. Foi iniciado na Loja Maçônica Prince Hall, fundada em 17 de março de 1775, em Boston, depois transformada na Loja Maçônica Africana nº 01, em 03 de julho de 1775. É colado no grau 32. Quanto ao senhor Trump, prefiro o Pato Donald, da Disney, com suas rabugices engraçadas.