Wellington Silva

Muito além dos limites!


Nunca na história do Capitólio, histórico centro do parlamento americano, ocorreu tamanha e grotesca cena de violência política extremista como a ocorrida quarta-feira, dia 6 de janeiro de 2021:

Invasão em massa, atos de vandalismo, depredação e palavras extremistas de ordem foram os ambientes de terrorismo doméstico arquitetados e gerados dentro do Capitólio, isso sem que os invasores encontrassem qualquer resistência durante o primeiro momento de invasão. Somente depois, ato consumado, ou consummatum est, foi que as forças de segurança, Swat no meio, chegando, conseguiram aos poucos controlar a situação.

Incrivelmente, dias antes muitos cidadãos americanos já sabiam e tinham conhecimento das escancaradas e absurdas ameaças e planos de gruposradicais extremistas em levarem armas a Washington, sede do poder dos Estados Unidos da América. As mensagens foram postadas no Parler, Gab e thedonald.win.

Horas antes, muitos cidadãos, imprensa, serviços de inteligência e segurança já tinham conhecimento do pronunciamento de Donald Trump claramente incentivando atos de confronto e de desafios a ordem, ao poder judiciário e principalmente ao poder político dos EUA.

O mundo, boquiaberto, assistiu a triste e deprimente cena de agressão extremista, e tudo por conta da insatisfação de um presidente que ainda não aprendeu a saber perder, a conviver com os contrários e saber ouvir sempre que necessário. Mesmo e apesar dos inúmeros conselhos a ele ultimamente dados, e dos diversos pedidos de demissão coletiva de altos cargos, e de assessores, seus colaboradores diretos, os comentários ou conselhos em desacordo com sua linha de conduta e raciocínio intempestivos e nada recomendáveis eram logo rechaçados por Trump.

Não só as lideranças do Partido Republicano como também a grande maioria do Congresso americano e do judiciário já chegaram a clara conclusão que Donald já foi muito além dos limites!

Pisoteou os preceitos constitucionais, a lei, a ordem e principalmente pisoteou a pacífica e histórica transição de poder sempre ocorrida entre presidentes, tradição secular para os norte-americanos.

A Grande maioria dos líderes mundiais manifestaram o mais profundo repúdio as graves atitudes do único presidente americano manifestamente oposto a tudo que a lei e a ordem exigem do líder de uma nação soberana:

Respeito a Constituição, as leis, a justiça, prudência, serenidade, humildade, equilíbrio, bom senso…

Que os serviços de inteligência, imprensa, segurança pública e Forças Armadas não só dos Estados Unidos da América como do Brasil e do mundo fiquem alerta, observem, denunciem e prendam todo e qualquer grupo extremista que venha claramente atentar contra as liberdades individuais e coletivas, ao estado democrático de direito tão duramente conquistado no mundo.

Paz na Terra aos homens de boa vontade!

Assim seja!