Wellington Silva

O necessário Hospital Universitário


Graças aos esforços,  principalmente do Senador amapaense, Presidente do Congresso Nacional,  Davi Alcolumbre, o Hospital Universitário receberá até este domingo, 24 de maio, com o apoio da valorosa Força Aérea Brasileira, 100 novos leitos, 120 bombas, 30 respiradores e monitores, insumos destinados ao tratamento de pacientes com covid – 19 e 82 leitos de UTI.

 

O resultado desta importante articulação contou também com o apoio do Senador Randolfe Rodrigues, bancada federal amapaense e poderes públicos. Isso proporcionará a vinda de 180 profissionais de saúde, sendo 20 médicos intensivistas, 20 enfermeiros, 20 fisioterapeutas e 100 técnicos de enfermagem para trabalhar diretamente no front de combate ao novo Coronavirus.

 

A iniciativa do Senador Davi Alcolumbre perante a bancada do Amapá foi determinante na solicitação encaminhada à reitoria da Unifap para que cedesse o Bloco I do Hospital Universitário com o objetivo urgente e emergencial de abrigar a nova estrutura de combate ao covid – 19.

 

Sensível a solicitação, o Reitor da Unifap,  Júlio Sá, imediatamente autorizou a efetivação do projeto a fim de atender o mais rápido possível este tão necessário socorro emergencial.

 

De acordo com informações, seu funcionamento deverá ocorrer no início desta semana vindoura.

 

O Amapá precisava mesmo de uma notícia tão alvissareira, necessária e urgente, nestes tempos tão sombrios.

 

As Unidades de Pronto Atendimento Para Covid-19 estão sufocadas enquanto que o Centro Covid Macapá diariamente atende pacientes infectados numa velocidade tão espantosa que já não cabe espaço para novas vítimas.

 

Portanto, a cessão do Bloco I do Hospital Universitário e seu necessário funcionamento, como já frizamos, para enfrentamento a uma doença tão grave e cruel, veio num momento crucial, dado o sério colapso nacional e local do sistema de saúde, por conta da pandemia, lamentável situação que só gera demandas crescentes de pacientes e vítimas.

 

Que Deus, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Mãe de Deus da Piedade e o Glorioso São José, patriarca da família, tenham misericórdia do povo do Amapá.