Wellington Silva

O novo Hospital de Urgência e Emergência


Finalmente o Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (13) Portaria da Secretaria de Patrimônio da União 5518/2021 definitivamente tratando da doação do terreno do Exército para a construção do novo Hospital de Urgência e Emergência, em Macapá.

O Senador amapaense, Davi Alcolumbre, é o responsável por essa articulação e de muito já vinha fazendo solicitações aos setores competentes do Exército a fazer a doação do terreno ao Estado do Amapá. A informação, dada ao Senador, foi diretamente feita pelo secretário de Patrimônio da União, Mauro Santana.

O grande objetivo do projeto é possibilitar amplitude na capacidade de atendimento hospitalar do estado assim garantindo melhor qualidade aos seus usuários.

 

Serviços de saúde que serão ofertados:

Atenção especializada em média e alta complexidade, com unidades funcionais de atendimento de urgência e emergência, incluindo trauma, ortopedia, cardiologia, tratamento de queimados, atendimento de clínica médica com internação pediátrica e adulta, e serviços de apoio ao diagnóstico e terapia.

A ideia do importante empreendimento já conta com a cessão definitiva de um projeto técnico de unidade hospitalar construído em Salvador, Bahia, o Hospital Municipal de Salvador, projeto gentilmente entregue por ACM Neto ao Senador Davi, em 2019, e tecnicamente visto como coerente com as nossas necessidades.

Sem dúvida alguma são duas novidades históricas que devem ser consideradas pelos amapaenses como altamente positivas para a melhoria estrutural da saúde no Amapá. A cessão definitiva de área da União Federal para a construção do que pode ser o Hospital de Urgência e Emergência, em Macapá, somada a doação de projeto técnico, condizente com nossas necessidades, inegavelmente veio em boa hora para suprir demandas crescentes na saúde.

Idealizado e edificado nos anos 70, na gestão do governador Ivanhoé Martins, ainda na fase do ex-território federal do Amapá, o Pronto Socorro Osvaldo Cruz atualmente não suporta mais a crescente demanda da população que procura seus serviços de saúde. E de pensar que ainda não chegamos a uma população de um milhão de habitantes!

Atualmente, o Estado do Amapá possui uma população que já ultrapassa a casa dos 845 mil habitantes, isso de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, em julho de 2019. A capital, Macapá, possui a maior concentração populacional, com 503.327 habitantes. Seguidamente, Santana: 121.364 habitantes, e Laranjal do Jari, 50.410 habitantes. Ano passado, eram 829.494 mil pessoas residentes no Estado do Amapá.

Percebam como gradualmente a população cresce e consequentemente cresce também as demandas por saúde, a começar pela necessidade dos serviços de pediatria a recém-nascidos, serviços de ginecologia às mães e logicamente os tão necessários serviços de atenção básica à saúde, isso, se não levarmos em consideração a pandemia de covid-19 que aterroriza a todos!

Parabéns pela efetivação de tão necessário projeto para a saúde dos amapaenses!