Wellington Silva

O perigo extremista


Não bastasse a pandemia, a sociedade brasileira agora assiste, boquiaberta, preocupantes manifestações de movimentos totalitários de extrema direita muito próximos e simpatizantes do Ideário fascista, embora alguns considerem ofensivo tal afirmação, mas é o que verdadeiramente se vê nas ruas, se ouve e falam, irracionalmente, em plena pandemia de covid – 19.

 

Sinceramente esperamos que pessoas sensatas e maduras do governo brasileiro, portadores de leituras acumuladas ao longo da vida, tais como Hamilton Mourão, General Heleno, ministro Paulo Guedes (Economia) , somadas as autoridades do Supremo Tribunal Federal e poder Legislativo, definitivamente ponham um basta nesta terrível onda de fanatismo que assola o Brasil nestes tempos sombrios de Coronavirus.

 

E parece que o grande arauto ou mentor intelectual das absurdas confusões do executivo contra o legislativo e judiciário advém da mentalidade do quanto pior melhor do senhor Olavo terraplana covid – 19 não existe, e seus seguidores, obviamente.

 

Sabemos que o fascismo é muito mais do que uma figura ou regime. Suas características podem ser observadas no comportamento absurdo e irracional de seus representantes, membros,  como um modo de vida adotado, lamentavelmente.

 

O fascismo tem sua política própria, economia e cultura. Os cinco pontos do fascismo ou do fascista são:

 

O ultranacionalismo, o discurso extremado da união nacional, com a exaltação da imagem do homem branco viril, e o fim do multiculturalismo, de judeus, negros, ciganos, livres pensadores e todos os discordantes do regime.

 

O fascismo é culturalmente tradicionalista e defende o  eugenismo, a limpeza étnica, a raça ariana, o corpo perfeito e a rejeição a critérios morais.

 

Ele é também fundamentalmente militarista pois exalta de sobremodo a força militar, sendo toda discordância considerada uma traição.

 

O simplismo fascista costuma se utilizar de uma linguagem populista tendo como arma de propaganda o uso e emprego permanente de notícias falsas para usufruto de proveito próprio do regime.

 

Por fim, o fascismo ou o fascista possui um pensamento patriarcal, incontestável, e busca sempre regular os hábitos cotidianos da sociedade. Ele inicialmente persegue, proíbe e depois elimina os contrários.

 

Refletir, é preciso!