Wellington Silva

O que é o Coronavírus?


A pandemia que vem ocorrendo no mundo, por conta do Coronavírus, já preocupa governos e a população mundial em função do potencial infecioso e epidemiológico que ele pode rapidamente causar em uma comunidade.

Mas, o que é o coronavírus?

Ele deriva de uma família de vírus que causam infecção respiratória grave, podendo levar a morte se não cuidado a tempo. Com um período de incubação de 2 a 14 dias, os sintomas observados são:

Febre, tosse, falta de ar,dores musculares, dor de cabeça,confusão mental, irritação na garganta e pneumonia aguda que chega a afetar os pulmões.

Quais são as formas de transmissão do coronavírus?

A transmissão do coronavírus pode se dar por meio de contato com a pessoa que tosse ou espirra, por contato pessoal próximo, toque ou aperto de mão e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Os chamados grupos de risco são quaisquer pessoas que tenham cuidado de um paciente sem as precauções devidas de higiene (lavar sempre as mãos e usar constantemente o álcool, luvas, máscara) quer sejam profissionais de saúde ou familiares que tenham mantido contato físico com o paciente e principalmente permanecido no local de tratamento do doente.

O novo coronavírus,o nCoV-2019, foi descoberto no dia 31 de dezembro de 2019 após casos diagnosticados e tratados na China. Atualmente, são 563 mortes registradas e o país já tem mais de 28 mil infecções confirmadas.Houve também casos no Japão, Tailândia, Coréia do Sul, França e Estados Unidos, todos relacionados a pessoas que estiveram recentemente na China.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) já são 14,5 mil casos identificados em 18 países. A pandemia do coronavírus vem mobilizando organismos internacionais e comunidade científica em busca de formas efetivas de prevenção e combate a esse novo tipo de vírus potencialmente nocivo à saúde humana. No Brasil, até o dia 03 de fevereiro de 2020, já foram identificados 15 casos suspeitos, em sete estados, entretanto, nenhum caso foi confirmado. São Paulo é o estado que vem apresentando mais casos suspeitos. No Amapá, seria prudente e necessário os governos federal e estadual ficarem de olho e controlar a linha de fronteira do município de Oiapoque com a Guiana Francesa. Falo da ponte binacional que em muito facilita acesso de franceses a nosso território.

Tendo sua origem epidemiológica surgido na China, ano passado, estudos recentes sugerem que “ o vírus tenha divergido da versão que parasita morcegos e transmitido aos humanos por um animal”.

Antes, um estudo genético inicial sugeriu “que o 2019-nCoV tenha divergido do coronavírus de cobras”. Vários cientistas divergiram e questionaram esta primeira hipótese.Ultimamente, cientistasnorte-americanosvem trabalhando no desenvolvimento de uma vacina que pode conter o coronavírus. Se tudo ocorrer como programado, dentro de poucos meses a vacina finalmente poderá ser testada.Quem está responsável pela pesquisa é o laboratório da farmacêutica Inovio, localizado na cidade de San Diego, Califórnia. Os cientistas esperam ter o produto pronto para teste no início do verão, e já com um nome: “INO-4800”.

Agora, uma coisa é certa:

Em pleno século XXI, globalização, avanços tecnológicos, pesquisas espaciais, etc, ainda é inadmissível que o mundo, a humanidade, as pessoas, ainda tenham de ver e conviver em cenários primitivos de pobreza extrema e se alimentar de tudo para sobreviver e não morrer de fome, hipótese maior de causa e efeito do coronavírus, no corpo humano.