Wellington Silva
Parceria providencial

A grande força da maré do rio Amazonas veio esta semana com tamanha violência que chegou a derrubar e varrer casas localizadas na orla marítima do Aturiá como se fossem feitas de papel, logo, gerando inundação nas vias de acesso.
De repente, o caos se fez presente, produto final da insensatez humana em anualmente agredir o meio ambiente sem medir suas consequências.
Para os cientistas é evidente que as respostas brutais da Mãe Natureza com o dito “mundo civilizado” nada mais são do que seguidos resultados de anos de nefasta orquestração dos agentes poluidores do ar, dos rios, mares e oceanos, além das inconsequentes queimadas das florestas, derrubadas de árvores e garimpo ilegal e predador.
Preocupados com a grave situação dos moradores do bairro do Aturiá e demais áreas eles vieram o mais rápido possível para avaliar os cenários e tomar todas as providencias emergenciais possíveis:
Ministro Waldez Góes, governador Clécio Luís, senadores Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre e demais membros da bancada amapaense. Muitíssimo legal isso, sem confetes e serpentinas, justamente a de integrar todas as forças políticas e administrativas necessárias não só para socorrer de imediato as vítimas como também para buscar e determinar soluções técnicas de engenharia a fim de impedir a destruição de mais casas e o desabrigo de mais famílias.
O mais legal disso tudo é a gente tomar conhecimento de que as famílias residentes naquelas áreas críticas, em séria situação de vulnerabilidade social, moradores dos bairros Araxá e Aturiá, em breve serão remanejados e alojados dentro do conjunto habitacional Vila das Oliveiras, localizado no bairro das Pedrinhas, obra que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, do governo Lula, onde já estão sendo finalizadas 512 unidades habitacionais.
Todos os moradores em situação de vulnerabilidade social receberão o Bolsa Família sendo que os mesmos já estão tendo acompanhamento do governo estadual.
No momento a discussão técnica gira em torno das alternativas de engenharia para ampliação da construção do muro de arrimo, forma técnica possível para conter o assoreamento do solo após os fortes impactos da força das marés.
Que Deus abençoe estas famílias!
Assim seja!