Wellington Silva

Parlamento brasileiro faz justiça aos heroicos profissionais da saúde


Como disse justamente e anteriormente, eles não usam pistolas e não contam bravatas, entretanto e inegavelmente, de muito já são considerados, heróis nacionais.

Falo dos profissionais de saúde, valorosos heróis anônimos, dos quatro cantos do Brasil, os salvadores de vidas, e por vezes, desesperados lutadores, para salvar vidas…

A estes, incansáveis guerreiros e heróis, que não são o Super-Man e muito menos a Mulher Maravilha, mas, é como se o fossem, o eterno agradecimento, gratidão e reconhecimento do povo brasileiro.

Felizmente, esta semana o parlamento brasileiro definitivamente fez justiça a estes grandes heróis nacionais, fundamentalmente aos que morreram em plena atividade profissional e aos que ficaram com sérias sequelas do vírus maldito, o covid-19.

Após o Presidente ter integralmente vetado proposta de indenização a estes valorosos profissionais da saúde, a Câmara e o Senado Federal, por fim, decidiram derrubar o veto presidencial. Na Câmara, o placar foi de 439 votos pela rejeição do veto e 19 favoráveis a manutenção do veto presidencial. O Senado Federal deu a justa martelada final com um placar de 73 votos pela rejeição ao veto presidencial e apenas um favorável a manutenção do veto do Presidente.

A decisão legal, em grande maioria, da Câmara e Senado Federal, deve seguir agora para promulgação presidencial.

Terão direito a indenização de R$ 50 mil reais os profissionais de saúde que tenham ficado incapacitados após contrair Covid-19 em plena atividade laboral na linha de frente de combate à pandemia. Também terão direito a indenização de R$ 50 mil reais dependentes dos profissionais de saúde que tenham sido vítimas da doença, em plena atividade profissional.

Categorias que certamente serão beneficiadas:

Agentes Comunitários de Saúde ou de Combate a Endemias, justamente os que tenham feito visitas domiciliares a pacientes ou suspeitos de contaminação, durante a pandemia; profissionais de nível superior reconhecidos pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS); profissionais de nível técnico vinculados à área de saúde; e aqueles que, mesmo não exercendo atividades-fim de saúde, ajudam a operacionalizar o atendimento de pessoas diariamente.

O senador Otto Alencar (PSD-BA), Relatorda matéria no Senado, declarou que “nós estamos no pior momento da pandemia e esses profissionais continuam trabalhando. Foram vários óbitos queaconteceram e várias sequelas ficarão”, enfatizou, ao rejeitar o veto.

Justiça feita, aos valorosos guerreiros sobreviventes, da área de saúde, bem como às famílias enlutadas, dos bravos heróis que se foram…