Wellington Silva

Quem são os incendiários!?


Quem são os incendiários!?

Esta é a principal pergunta e a principal informação de mídia que a sociedade brasileira e mundial deseja saber sobre os terríveis focos de incêndio ocorridos no Brasil e no mundo.

Especialistas tecnicamente apontam e argumentam o que muita gente já sabe mundo afora:

Boa parte dos incêndios ocorridos nas matas e florestas do Brasil, Estados Unidos, América Central, África e Grécia, por exemplo, não foram naturalmente originados pelas ondas de calor e sim através da ação nociva do homem, obviamente potencializados pelas ondas naturais de calor.

Quem são estes incendiários!?

A continuar assim, anualmente, em pouco acabarão com o planeta!

Rico ou pobre, pobre ou rico, no sentido inverso ou não, estes deveriam ser imediatamente identificados, severamente punidos, e logo, logo colocados na linha de frente para combater os irresponsáveis incêndios provocados. Somente assim estes irresponsáveis malucos sentiriam na pele, ao vivo e a cores, a desgraça que causaram ao meio ambiente e as pessoas. Tenho quase certeza que alguns agentes de fiscalização e brigadistas de combate a incêndios, no Brasil, sabem perfeitamente quem são os tais incendiários. E será que estão investigando?

Os órgãos de investigação e de justiça do Brasil e do mundo tem o dever moral em dar uma resposta a humanidade a este cruel ato de desumanidade.

Onde está o equipadíssimo C-130 e outros urgentes e tão necessários efetivos da Força Aérea Brasileira e do Exército para combater tão terrível desgraça que se abateu sobre nossas matas e florestas?

Existem variadas formas e técnicas inteligentes, sem muito protocolo, de se combater rapidamente incêndios florestais, desde a provocação de nuvens para chuvas artificiais ao emprego químico para debelar chamas incontroláveis. Enquanto isso o governo mato-grossense aguarda repasse de R$ 10 milhões do governo federal para combater os incêndios. O problema do “itinerário” é o protocolo e as chamas não esperam!

Já são incalculáveis e enormes os graves danos causados a fauna e flora brasileira, americana, africana e grega. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, mundialmente conhecido e respeitado, são mais de um milhão de focos de queimadas registrados no território nacional brasileiro. O Pantanal mato-grossense já perdeu 33% de área! Virou cinzas! Lamentavelmente é o estado que mais vem registrando focos de queimadas no país.

Em todo o território nacional o Inpe já registrou 1.105.886 focos de queimadas. A Amazônia é o bioma mais prejudicado, com 661.890 queimadas, o que representa 59,9% do total. Em seguida, estão Cerrado (18,6%), Pantanal (15,8%), Mata Atlântica (3,9%), Caatinga (1,4%) e Pampa (0,3%).

Agora são espaços de matas e florestas do Tocantins que estão pegando fogo!

Afinal de contas, quem são estes malditos incendiários!?