Wellington Silva
Rousseau, mais atual que nunca!

Mais atual que nunca, assim disse nosso Querido e Genial Irmão Jean-Jacques Rousseau em seu memorável e iluminado discurso proferido em Chambery no dia 12 de junho de 1.754 Sobre a Questão Proposta pela Academia de Dijon: Qual é a Origem da Desigualdade Entre Os Homens e Se é Autorizada pela Lei Natural.
Assim se manifestou o genial pensador:
“Os povos, uma vez acostumados a senhores, não podem mais passar sem eles. Se tentam sacudir o jugo, afastam-se tanto mais da liberdade quanto, tomando por ela uma licença desenfreada que lhe é oposta, entregam suas revoluções quase sempre a sedutores que só fazem agravar seus grilhões. O próprio povo romano, modelo de todos os povos livres, não foi capaz de se governar ao livrar-se da opressão dos Tarquínios. Aviltado pela escravidão e pelos trabalhos ignominiosos que lhe haviam imposto, não passava de início de uma plebe estúpida que foi preciso conduzir e governar com mais sabedoria”.
A democracia por que tanto lutaram nossos bravos Irmãos vem ultimamente sofrendo no Brasil e no mundo intervencionismos supremacistas, novamente permeados por ideias absolutistas, tal qual ocorrera no passado.
Nosso Querido Confrade e Irmão de fé camarada, Raul Tabajara, à propósito do notável Discurso de Rouseau, indagou:
“Já foram iguais”?
Respondi que é uma questão pra debate pois se na Pré-História e na Idade Antiga o que valia era a lei do mais forte, a partir da Idade Média em diante os métodos foram ficando sofisticados, prevalecendo aí a máxima de Maquiavel:
“Os fins justificam os meios”!
Sócrates tentou nadar contra a corrente e foi executado por defender sua notável e Iluminada teoria sobre a POLIS ESTADO. Já Rousseau, mais atual que nunca, nos conduz ao sonho possível da Utopia.
Do alto de seu vasto conhecimento, Raul se manifestou:
“Hoje dizemos perante a lei humana e Divina que todos somos iguais, mas sabemos que todos estão em evolução tendo o EU como referência. Aí observamos que nem todos são iguais”.
Então respondi:
“Sim meu nobre Irmão Raul Tabajara, a Iluminada Trilogia Concebida assim expressa em sua teoria sobre a LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE entre povos, raças e credos. Lamentavelmente, as práticas humanas ainda estão um pouco distantes do sonho. Tenho sempre esperanças que um dia em uma era tudo será positivamente possível. E então Raul Seixas & John Lennon brindarão no Cosmos e o eco de suas taças será música para o Infinito…”
Atualmente vivemos a era dos supremacistas com Donald Trump nos Estados Unidos, Putin na Rússia, Kim na Coréia do Norte, Maduro na Venezuela, Benjamin em Israel e na Faixa de Gaza, Bolsonaro no Brasil, e por aí vai…
O discurso de Rousseau ainda é um alerta sobre a idolatria, os falsos mitos, a ideia absurda do líder absoluto sem contestações a controlar uma sociedade submissa e completamente subjugada a seus mais sórdidos interesses de controle e manipulação.
Estejamos vigilantes, ativos e combativos como nosso Iluminado e genial pensador, Jean-Jacques Rousseau!
É isso aí!