Wellington Silva

S.O.S. Brasil! Denunciem os incendiários!


 

Em nome da sobrevivência da raça humana que fundamentalmente depende da saúde do planeta Terra, por favor, denunciem toda e qualquer queimada provocada pela ação humana em áreas de preservação ambiental, nas florestas, áreas verdes, em áreas de plantação ou em campos abertos, principalmente, se a queimada estiver no começo ou por ventura seja arquitetada por alguma mente insana, a fim de se evitar uma desgraça maior!

Não podemos permitir, calar, silenciar, em hipótese alguma, diante de pessoas insanas que queimam nossas florestas, destroem nossos rios, mares e oceanos, e infestam o ar de fumaça!

Denunciar, é preciso…

A situação em nosso vizinho estado do Amazonas está insuportável, assim como no Acre, com muita fumaça no ar provocada por conta das queimadas “atiçadas” pela ação humana predadora.

Isso, está mais que evidente e comprovado!

No estado de São Paulo, os incendiários foram presos!

Penso que tais infratores deveriam estar agora na linha de frente de combate aos incêndios, até para pagar, ao menos ou em parte, o grande mal que causaram a vida das pessoas, aos animais, ao meio ambiente!

Falar em vidas, lamentavelmente um bombeiro perdeu sua vida em São Paulo durante o enfrentamento direto de combate ao fogo!

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, declarou em entrevista coletiva à imprensa que “Em São Paulo, não é natural, em hipótese alguma, que em poucos dias tenha tantas frentes de incêndio envolvendo concomitantemente vários municípios. Se trata de uma ação criminosa de quem está ateando fogo criminosamente. É uma guerra contra o fogo e contra a criminalidade”, enfatizou a ministra.

No momento, a Polícia Federal já está conduzindo diversas investigações em várias regiões do Brasil, principalmente, nas chamadas áreas críticas, para identificar criminosos.

Para quem não sabe, o Brasil conta com um total de 2.859 Unidades de Conservação Ambiental que cobrem cerca 19% do território continental do país e 26,5% de áreas marinhas (Fonte: IBGE 2023). Nosso país abriga a maior biodiversidade do planeta, biodiversidade que temos a obrigação moral e legal de proteger.  Trata-se de uma grande e notável riqueza natural que se traduz em mais de 20% do número total de espécies da Mãe Terra (Fonte: IBGE).

Nosso país é o quinto maior do mundo, super dotado de uma área territorial de 8.515.767,049 Km² (oito milhões, quinhentos e quinze mil, setecentos e sessenta e sete, e quarenta e nove quilômetros quadrados) Fonte: IBGE, área territorial que temos a obrigação moral de proteger, quer sejam pessoas físicas, privadas, governo estadual, federal, poderes legislativo, judiciário e principalmente as forças armadas.

O Brasil é o sétimo país mais populoso do mundo. Já somos 203.080.756 (duzentos e três milhões, oitenta mil, setecentos e cinquenta e seis habitantes, de acordo dados do último Censo Demográfico, em 2022.

Portanto, proteger, preservar, conservar, é preciso, SEMPRE, antes que seja tarde para todos nós!

Então, denunciem os incendiários, denunciem os predadores do meio ambiente!

Estejamos VIGILANTES!

 

****************************************************************************************