Wellington Silva
Sim, o Papa é progressista!

Sim, o Papa é progressista!
Um árduo defensor dos direitos humanos, das liberdades individuais e coletivas, da igualdade de direitos entre pessoas, entre povos, raças e credos, não pode jamais ser confundido como uma pessoa qualquer adepto de conveniências e de modelos comportamentais e políticos de nossa triste época de inteligência artificial, artificialismos e bestiais aberrações humanas.
Não, o Papa Francisco não é nada disso, muito longe das egoístas conveniências conservadoras de uma Igreja outrora moldada em entendimentos desta triste natureza míope e medíocre de involução da espécie humana.
O diabo é que alguns cardeais medievais ainda pensam e se comportam assim!
A senhorita Madeleine Lacsko, comentarista do Uol News, foi muito infeliz em seu comentário ao categoricamente afirmar que “não existe papa progressista”.
Disse a comentarista:
“Um progressista não chega nem a cardeal na Igreja Católica”.
Talvez ela desconheça a história de vida de Dom Evaristo Arns ou de Dom José Maritano, no Amapá, ambos sabidamente progressistas.
O Bispo Dom José Maritano, aqui no Amapá, viajava a todos os municípios de nossa região para visitar as comunidades mais distantes, sempre lutando e defendendo os mais pobres e necessitados e principalmente os direitos humanos. Dom José Maritano foi perseguido pela ditadura militar no Brasil por suas ideias e ideais, assim como Dom Evaristo Arns.
Mas, comentou Madeleine Lacsko, isso em suas palavras, que “ateus metidos a teólogos” atribuem ao Papa uma postura progressista, sendo, na visão dela, Francisco não ser nem de longe progressista.
Este tipo de comentário me surpreendeu, e muito, dentro do canal UOL!
Eu sinceramente não sei qual o conceito que este comentarista faz sobre o que realmente é progressismo!
Creio, honestamente, que ela nos força a intuir, a pensar e a entender que realmente não sabe, pois se soubesse não diria tamanho absurdo!
Ser progressista, repetimos, é ser um defensor das liberdades individuais e coletivas, da igualdade e fraternidade entre pessoas, povos, raças e credos, coisa que Francisco fez com muito amor, habilidade e maestria, conseguindo dialogar com lideranças dos mais diversos credos.
Mister lembrar que a própria expressão conceitual sobre progressismo está claramente expressa em nossa Bandeira Nacional com a solene frase ORDEM e PROGRESSSO, lema inspirado no pensamento positivista de Augusto Comte: AMOR, ORDEM E PROGRESSO!
Portanto, muito mais que progressista, o Papa Francisco foi um humanista, a Grande Centelha Crística Divina a pregar a paz e o amor entre todos independentemente de sua nacionalidade, cor, raça, credo ou religião, sempre figurando em seu coração aquela máxima do Divino Mestre:
Paz na Terra aos homens e mulheres de boa vontade!
*****************************