Wellington Silva

Sinal verde ao Hospital Municipal de Macapá


O general Fernando Azevedo e Silva, atual ministro da Defesa, anunciou oficialmente e recentemente ao presidente do Congresso Nacional, o senador amapaense Davi Alcolumbre, a doação definitiva de terreno do Exército Brasileiro, área localizada na parte de trás do velho Hospital de Emergência, em Macapá, para a construção do novo pronto socorro macapaense.

 

O Diretor de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente do Exército Brasileiro, general Alípio Branco Valença, já sinalizou apoio integral a questão da realocação das famílias que moram na região.

 

A ideia do importante empreendimento já conta com a cessão definitiva de um projeto técnico de unidade hospitalar construído em Salvador, Bahia, o Hospital Municipal de Salvador, projeto gentilmente entregue por ACM Neto ao Senador Davi, e tecnicamente visto como coerente com as nossas necessidades.

 

Sem dúvida alguma são duas novidades históricas consideradas pelos amapaenses como altamente positivas para a melhoria estrutural da saúde no Amapá. A cessão definitiva de área da União Federal para a construção do que pode ser o Hospital Municipal de Macapá, somada a doação de projeto técnico, condizente com nossas necessidades, inegavelmente vem em boa hora para suprir demandas crescentes por saúde.

 

Para Davi Alcolumbre “a escolha da área se dá em razão da localização central estratégica, que atende à população dos outros municípios e, ao mesmo tempo, supre as demandas emergenciais da capital, já que há mais de 60 anos Macapá conta com um único e precário pronto socorro”.

 

Idealizado e edificado nos anos 70, na gestão do governador Ivanhoé Martins, ainda na fase do ex-território federal do Amapá, o Pronto Socorro Osvaldo Cruz atualmente não suporta mais a crescente demanda da população que procura seus serviços de saúde.

 

E de pensar que ainda não chegamos a uma população de um milhão de habitantes. Atualmente, somos uma população que já ultrapassa a casa dos 845 mil habitantes, isso de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, em julho de 2019. Macapá possui a maior concentração populacional com 503.327 habitantes. Seguidamente, Santana: 121.364 habitantes, e Laranjal do Jari, 50.410 habitantes.

 

Ano passado, eram 829.494 mil pessoas residentes no estado!

 

Percebam como gradualmente a população cresce e consequentemente cresce também as demandas por saúde, a começar pelos serviços de pediatria a recém-nascidos, serviços de ginecologia às mães e logicamente os tão necessários serviços de atenção básica à saúde, isso se não levarmos em consideração a pandemia do covid-19 que aterroriza a todos.