Heraldo Almeida

MinC abre inscrições para editais de audiovisual com cotas


Começam na próxima segunda-feira (26) as inscrições para oito dos onze editais do Programa #AudiovisualGeraFuturo, o maior já lançado pelo Ministério da Cultura (MinC) pela Secretaria do Audiovisual (SAv) em termos de volume de recursos e de projetos, e um marco na inclusão social de segmentos da população que normalmente não estão contemplados.

 

Nesta quinta, o MinC publica no Diário Oficial da União (D.O.U.) os primeiros cinco editais que compõem o programa. São editais voltados inteiramente para a produção de conteúdo independente: longas de animação, curtas e séries com narrativas para infância, duas linhas de documentário – uma sobre questões afro-brasileiras e indígenas e outra sobre infância e juventude. Na sexta (23), outros três editais serão publicados no D.O.U., voltados à produção de jogos eletrônicos, curtas e séries voltados para a infância.

 

As inscrições para os demais editais que compõem o #AudiovisualGeraFuturo – Festivais e mostras e eventos de mercado, desenvolvimento de projetos 200 anos da Independência do Brasil e desenvolvimento de projetos para a infância – serão abertas na quarta-feira (28), mas os editais serão divulgados do D.O.U. na segunda-feira (26). As inscrições se encerram entre os dias 13 e 27 de abril e podem ser feitas no sistema Mapas Culturais no link: mapas.cultura.gov.br.

 

  • “Wajwin”

Nome do show do cantor e compositor Paulinho Bastos, está agendando para acontecer dia 2 de março, no Trapiche Eliezer Levy, às 22h. Wajwin significa “Mulher” na língua Waiãpi.
Ele convidou cinco cantoras para dividirem o palco com ele: Patrícia Bastos, Dulce Rosa, Oneide Bastos, Nel Pureza e Amanda Bastos. Informações: 98137-3130 e 99178-6714.

 

  • Destaque

Amigo paraense Vanilson Monteiro, mais conhecido como Vavá, é um dos maiores divulgadores da cultura paraense no Rio de Janeiro, com vários projetos realizados e prêmios conquistados.
Merece o destaque e o registro da coluna. Parabéns.

 

  • Valorizando

Ministério da Cultura abre inscrições para editais do Audiovisual com cotas para diretores negros, indígenas, mulheres e diretores iniciantes. (www.cultura.gov.br).

 

  • Investimentos

Ministério da Cultura garante que a população tenha acesso a equipamentos culturais modernos e de alta qualidade.
Foi autorizado o repasse de R$ 38,6 milhões para municípios construírem, reformarem e adquirirem equipamentos para 63 espaços culturais, entre bibliotecas, teatros e cinemas, em 57 municípios de todas as regiões do Brasil. (www.cultura.gov.br).

 

  • Agenda

Show Três Amazônias está marcado para acontecer, sábado (24), no Rio de Janeiro, na Casa da Bossa (av: Nossa Senhora de Copacabana), às 21h.
Com Patrícia Bastos, Silvan Galvão e Carimbloco, com participação especial de Dante Ozzetti.

 

  • Show

Sábado (24) tem o projeto “Samba, Bossa e Outros Batuques”, com os cantores e compositores Nivito Guedes e Messias Lyra. Na av: Generalíssimo Deodoro, entre Gentil e Conselheiro – Belém (PA). Às 21h.

 

  • Academia

Está sendo criada a Academia Amapaense de Marabaixo e Batuque, com finalidade de incentivar o interesse pela cultura do Marabaixo e Batuque.
Um resgate à história, memória da ancestralidade, pioneiros e seus descendentes. Parabéns.