Cleber Barbosa
Economia

Governador Clécio anuncia novo ciclo econômico, após seis anos sem atividade mineral no estado. Ele buscava as condições para que o mercado volte a girar, para que Pedra Branca retome a mineração e volte a ser um município “pujante, vibrante e feliz”. Disse que é um projeto grande, que vai se agigantar ainda mais nos próximos cinco anos e que, sem dúvida, vai mudar a realidade do estado, destacou.
Mineração
A atividade mineral será retomada no Amapá após seis anos de paralisação. O anúncio foi feito, sexta,, pelo governador Clécio Luís, durante videoconferência com executivos da DEV Mineração. A empresa iniciará a reativação de uma mina de menor porte em Pedra Branca do Amapari, com capacidade inicial de produção de 1 milhão de toneladas.
Logística
A retomada integra o chamado “Projeto Ferro Amapá”, que inclui mina, ferrovia e porto, prevendo novos investimentos para reativar toda a cadeia produtiva de minério de ferro. A iniciativa marca o retorno da principal atividade econômica de Pedra Branca, com expectativa de geração de empregos e adoção de práticas sustentáveis.
Aviação
A AZUL S.A. anunciou que o Tribunal dos Estados Unidos aprovou o Plano de Reorganização da Companhia. O Plano recebeu mais de 90% de aprovação em todas as classes de credores elegíveis, superando significativamente o apoio necessário para a aprovação do Plano por parte da Corte. Este marco representa um momento decisivo no processo de reestruturação da Companhia,
Mobilidade
O secretário estadual de transportes, Marcos Jucá, informou em entrevista ao programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), que já foram iniciados os trabalhos para construção da Rodovia do Ramal do Polo, que ampliará a mobilidade no trânsito de Macapá, entre as zonas norte, sul e oeste, e até mesmo na ligação com o vizinho município de Santana.
Cinema tucuju
O cinema amapaense e amazônico ganha um novo fôlego com Amazônia Xamã, curta-metragem em pré-produção que une ficção científica e a luta indígena pela sobrevivência. Com roteiro, direção e direção de arte de Rodrigo Pedroza, o filme traz como protagonista Diogo Karipuna, liderança do povo Karipuna, reforçando o protagonismo indígena no audiovisual. Produzido Cia Viva e Kachupada.
AS ÚLTIMAS
JUSTIÇA – O Ministério Público do Amapá (MP-AP) realizou a Reunião de Análise da Estratégia (RAE), com apresentação dos resultados consolidados de 2024, dados prévios da execução de 2025 e as prioridades que orientarão a atuação institucional em 2026. A exposição foi conduzida por Éder Quintas, gerente da Divisão de Gestão Estratégica, e por Mardem Filho, assessor executivo do Planejamento, para os membros do Comitê de Gestão Estratégica: PGJ Alexandre Monteiro; corregedora-geral, Estela Sá; subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Clara Banha; e o promotor de justiça e coordenador dos Centros de Apoio Operacional (CGCAO), Miguel Ferreira.
PRÊMIO – A inovação sustentável e o empreendedorismo social foram os protagonistas desta sexta-feira (12), em Macapá (AP). Com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a cerimônia do Prêmio Recicla 2025 reconheceu projetos de transformação ambiental. O evento ocorreu na Universidade Federal do Amapá (Unifap) e celebrou ações voltadas à preservação, reciclagem e economia circular. A premiação faz parte do Projeto Recicla, iniciativa da Unifap em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que atua na redução de resíduos, educação ambiental e no fomento a projetos inovadores, em busca do desenvolvimento socioambiental no Amapá. A edição deste ano contou com 129 inscrições.

