Cleber Barbosa

Em Brasília


Até o mês de janeiro de 2022, Macapá irá receber 25 novos ônibus, que irão auxiliar os estudantes da área urbana e rural da capital, além de orçamento para a construção de mais uma creche. Anúncio foi feito pelo prefeito Dr. Furlan em visita ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação.

 

Congresso

A Comissão de Defesa do Consumidor, presidida pelo deputado Celso Russomano (Republicanos-SP), recebe e avalia nesta quinta-feira proposta do Projeto de Lei 908, de autoria da amapaense Aline Gurgel, pela regulação da responsabilidade solidária das agências de turismo pelas atividades de intermediação de serviços que realizam.

 

Turismo

A coluna apurou junto a autora da proposição que o PL 908/2021 traduz medida de equilíbrio, equidade e justiça na clarificação da proporcionalidade da responsabilidade da cadeia de fornecimento e intermediação de produtos e serviços de viagens e turismo ante falhas de atendimento ao consumidor. Gente que milita no turismo aguarda a aprovação.

 

Agro

As frutas e hortaliças produzidas no Brasil são seguras e devem ser consumidas por toda a população, garantiram especialistas durante a primeira live da campanha “Frutas e Hortaliças – Por que comer mais?”. A iniciativa é da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

 

Alimentos


Governador Waldez assinou decreto que destina recursos do Fundeb a escolas famílias agrícolas. Vai contemplar 399 estudantes de 12 escolas de Macapá, Itaubal, Mazagão, Tartarugalzinho e Pedra Branca. Isso representa mais desenvolvimento educacional e social para nossos jovens e assegura, na prática, uma melhoria de vida para nossa comunidade escolar.

 

Nova carreira


A desembargadora aposentada Sueli Pini (foto) é a mais nova filiada ao MDB, e virtual candidata ao Senado Federal pelo que circula em todas as rodadas políticas locais. E com discurso bolsonarista, dizem analistas.

 

AS ÚLTIMAS

CRIANÇAS – Neste fim de semana, quatro atividades on-line do Itaú Cultural movimentam as crianças. No dia 21 (sábado) o educador Gustavo de Magalhães ensina a fazer uma câmara escura, objeto usado desde a renascença e que mais tarde deu origem a máquina fotográfica. No Palco Virtual, o público confere, até 29 de agosto, duas atrações. Uma é a peça Vento forte para água e sabão, da pernambucana Cia Fiandeiros de Teatro, cujo texto narra a história de amizade entre uma bolha de sabão chamada Bolonhesa e Arlindo, uma rajada de vento. A outra é a websérie Olho Mágico, que apresenta os grandes feitos de algumas mulheres de destaque no campo da ciência no Brasil: as biólogas Bertha Maria Júlia Lutz e Marta Vannucci, a arqueóloga Niède Guidon e a socióloga e psicanalista Virgínia Leone.

AGRICULTURA – O município de Tomé-Açu/PA vem sendo destaque na realização dos sistemas agroflorestais no estado, uma marca registrada com o título Sistema Agroflorestais de Tomé-Açú (SAFTA) que vem sendo modelo de produção para diversos municípios e fonte de pesquisa para artigos de universidades com foco no desenvolvimento econômico e sustentável. Com base no Plano Safra 2020/2021, a agência do Banco da Amazônia no município de Tomé-Açú/PA aplicou mais de R$ 12 milhões em cerca de 300 hectares de sistemas agroflorestais, através da linha PRONAF Floresta, contribuindo com mais de 600 empregos diretos e na recuperação de áreas degradadas.