Cleber Barbosa

Infraestrutura


O senador Lucas Barreto (PSD/AP) conseguiu do ministro Tarcísio Freitas, da Infraestrutura, garantias importantes em termos de soluções para os modais de transporte do Amapá, entre eles as duas rodovias federais, porto e também a velha EFA (Estrada de Ferro do Amapá). O conteúdo está em ConexaoBrasilia.com.

 

Escolas

Governador Waldez abriu o fim de semana indo visitar obras como a reforma da Escola Modelo Guanabara, uma das mais tradicionais do estado, onde mais de 600 crianças poderão desfrutar de um espaço mais organizado e uma estrutura adequada para o aprendizado. “É unidade do Criança Alfabetizada, com material didático específico e regionalizado”, disse.

 

Senado

Davi Alcolumbre recebeu para uma reunião os prefeitos Bruno Mineiro (Tartarugalzinho), Bala Rocha (Santana), Márcio Serrão (Laranjal do Jari), Dr. Furlan (Macapá) e Beth Pelaes (Pedra Branca do Amapari). Em uma rede social, o parlamentar que foi presidente do Senado disse: “Eu me orgulho do trabalho coletivo que construímos com todos os prefeitos”, disse.

 

Mineração

A mineração apresentou uma relação positiva entre o número de admissões e demissões nos últimos 12 meses, resultando em 1.413 novos empregos formais, segundo dados do Caged do Ministério da Economia. Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), as vagas diretas abertas nas mineradoras geram empregos indiretos da ordem de um para 11.

 

Cargos públicos


A Câmara dos Deputados aprovou esta semana parecer do deputado amapaense Acácio Favacho (PROS/AP) à Medida Provisória 1042/21, que reformula a estrutura de cargos em comissão e funções de confiança no âmbito do Poder Executivo, autarquias e fundações. Falando à coluna, o parlamentar ressaltou que esta MP simplifica e aprimora a gestão dos cargos da máquina estatal federal, gestada pelo Executivo.

 

Dona Rayssa


A primeira-dama de Macapá, levou doações ao Centro de Reabilitação. Mais de 50 jogos terapêuticos, brinquedos lúdicos e materiais de fisioterapia. Ela é titular da Secretaria de Mobilização e Participação Popular.

 

AS ÚLTIMAS

EDUCAÇÃO – O SENAI Amapá e a Secretaria de Educação realizaram encontro para tratar de parceria a fim de viabilizar a oferta do Novo Ensino Médio. A ideia é que a SEED conte com a experiência técnica e de infraestrutura da instituição de educação profissional no processo de implantação do Itinerário 5. Assim, as escolas estaduais seguiriam ministrando o conteúdo da Educação Básica, enquanto que caberia ao SENAI o conteúdo da base profissionalizante. Estabelecido pela Lei nº 13.415/2017, o novo modelo de ensino prevê aumento da carga horária, de 2400 horas para 3000 horas, composta 60% pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e 40% pelos itinerários formativos.

PLANEJAMENTO – A Prefeitura de Macapá lançou na sexta-feira (20), uma nova chamada da consulta pública para coleta de dados com vistas à construção do Plano Plurianual 2022/2025. O diagnóstico será realizado de maneira virtual, até o dia 31 de agosto, e irá subsidiar o inventário de demandas para a construção do plano.
A coluna apurou junto à assessoria que a consulta é promovida pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação (Sempla) e contará com a participação da população, por meio de uma pesquisa de opinião pública, através de formulário online disponível na página da Prefeitura de Macapá.