Cleber Barbosa

Liderança


Para fechar uma semana histórica para o MP-AP e ela própria, Ivana Cei foi guindada pelo Conselho Superior do Ministério Público do Amapá, por unanimidade, pelo critério de merecimento, para o cargo de procuradora de Justiça. Ela era promotora de justiça, só para saber, a primeira a ascender ao cargo de procuradpra-geral.

 

Ajuda mundial

Ao participar de videoconferência do Fórum Nacional de Governadores, com a participação da secretária-geral adjunta da Organização das Nações Unidas (ONU) Amina J. Mohammed, o governador Waldez Góes chancelou sua assinatura em carta contendo os pleitos emergenciais dos governos estaduais no enfrentamento à pandemia, ajuda humanitária.

 

Serviço social

A deputada Aline Gurgel foi recebida em audiência pelo ministro da Cidadania, João Roma Neto. Acompanha pela secretária de Inclusão e Mobilização Social do Amapá, Albanize Colares, tratou de ajuda humanitária aos amapaenses, e pediram a inclusão de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no plano de vacinação.

 

Na carne

A deputada Leda Sadala quer que metade do salário dos parlamentares federais seja destinada à criação do Fundo de Combate à Covid-19. Ela menciona que é necessário que os políticos pensem “fora de caixa” para que a normalidade no país seja retomada. Desde que a notícia ganhou as redes sociais éum dos temas mais comentados da semana.

 

Luto no agro


Faleceu no sábado em Belém o pesquisador brasileiro Otávio Ohashi, catedrático da ex FCAP, hoje UFRA, um dos ícones mundiais em Reprodução de Búfalos e Bovinos. O Conselho Regional de Medicina Veteriária do Amapá emitiu nota em que externa condolências e profundo pesar pelo passamento do grande nome do setor. Tem um post com sua última entrevista ao colunista em nossa página para o campo PortaldoAgro.com.

 

Novo nome na Aprosoja


O produtor rural Antonio Galvan toma posse na próxima terça-feira dia 20, às 19h, na presidência da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil). A solenidade ocorrerá na sede da Aprosoja MT.

 

AS ÚLTIMAS

ELE – O governador Waldez assinou dois decretos que permitem o parcelamento de juros e débitos dos impostos sobre Circulação, Mercadorias e Serviços (ICMS) e sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). As ações fazem parte do pacote econômico e social estabelecido pelo do Governo do Estado para auxiliar a população durante a pandemia de covid-19.
Os parcelamentos abrangem as dívidas dos últimos 5 anos, possibilitando parcelar o IPVA em até 24 vezes, com redução de 100% de juros e das multas moratórias, assim como parcelar o ICMS em até 84 vezes, com redução de 65% dos juros e multas, além de mais três alternativas de parcelamento.

ELA – Neste semana, Ivana Cei foi eleita para presidir o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça (CNPG), que é a entidade máxima dos chefes do Parquet em todo o país. Na volta para casa, ela recebeu a promoção de promotora a procuradora de justiça, após vacância declarada em razão da nomeação do então procurador de Justiça Jayme Ferreira para o desembargo no Tribunal de Justiça. Com a escolha, o Colégio de Procuradores de Justiça do MP-AP passa a ter maioria de mulheres (seis) em sua composição: Clara Banha; Socorro Milhomem; Judith Teles; Estela Sá; Maricélia Assunção; e Ivana Cei; e cinco homens: Jair Quintas; Fernando França; Márcio Alves; Nicolau Crispino; e Joel Chagas.