Cleber Barbosa

Ministro amapaense


 

Com foco em atrair pequenos e médios produtores para as Rotas de Integração Nacional, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) lançou, sábado (15), a nova campanha publicitária do programa em Macapá. A campanha, que será veiculada em todos os estados da Região Norte, busca difundir informações sobre as Rotas de Integração Nacional na Amazônia.

 

Cooperação

A 13ª reunião da Comissão Mista Transfronteiriça (CMT) Brasil-França, em Macapá (AP), encerrou dia 12 de junho e, ao longo de dois dias, foram discutidos assuntos que envolvem a região de fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa, que informou vai voltar a emitir vistos em Macapá ainda no segundo semestre de 2024. Atualmentea solicitação é na Embaixada da França/Brasília.

 

Aborto

O presidente Lula (PT) reafirmou que é contra o aborto, mas chamou hoje o projeto de lei que equipara o ato a homicídio de “insanidade”. “É insanidade alguém querer punir uma mulher numa pena maior que o criminoso que fez o estupro. É, no mínimo, uma insanidade isso”, afirmou em entrevista coletiva após o G7, na Itália.

 

Socorro

A semana foi marcante também para a Marinha do Brasil, que prestou os primeiros socorros a uma criança de três anos, vítima de picada de escorpião, no Distrito de Jarilândia, município de Vitória do Jari, Amapá. A criança foi atendida a bordo do Navio-Auxiliar “Pará” e transportada para um hospital em Vitória do Jari, onde recebeu tratamento adequado.

 

Terras

Em um dia histórico, moradores de Tartarugalzinho recebem mais de 200 títulos de domínio de imóveis urbanos registrados. A ação foi promovida pelo Tribunal de Justiça do Amapá, juntamente com o Cartório de Tartarugalzinho e com apoio da Prefeitura, tudo de forma gratuita através do programa Moradia Legal, do Tjap. Dessa forma, Tartarugalzinho atinge 30% da área urbana titulada e registrada.

 

De volta para casa

O Governo do Amapá garantiu o transporte aéreo de mais oito pessoas que residiam nas cidades de Porto Alegre e Gramado, no Rio Grande do Sul, atingidas pelas enchentes. Foi na madrugada de sábado, 15, com recepção e tudo.

 

AS ÚLTIMAS

PREVIDÊNCIA – A Agência da Previdência Social (APS) Oiapoque, no Amapá, passará a ofertar perícia conectada aos requerentes de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os atendimentos de perícia médica irão ocorrer nas terças e quintas-feiras, a partir das 7h da manhã. Os agendamentos podem ser feitos pela Central 135 ou pelo aplicativo ou site Meu INSS. A perícia conectada é o atendimento à distância, online. Ainda está em fase de projeto piloto, com o objetivo de facilitar o atendimento das pessoas, principalmente daquelas que estão a uma longa distância de uma agência do INSS. Trata-se de uma alternativa para atender segurados em localidades onde não há perito médico.

SAÚDE – Com o início da temporada das festas juninas, aumenta a expectativa de consumir as famosas comidas típicas. O momento é de comemoração para agradecer a fartura na colheita de milho, alimento que serve como base para a maior parte dos quitutes. No entanto, nem sempre os pratos tradicionais são saudáveis, é o que revela a nutricionista Paloma Melo. Ela explica que é preciso atenção aos ingredientes e à forma como são preparados para curtir as festas sem culpa e sem prejudicar a saúde. A ideia é tentar priorizar os alimentos mais saudáveis e com mais nutrientes e reduzir os que não fazem bem. Além disso, algumas substituições podem tornar o alimento mais benéfico.

 

********************************************************************************