Cleber Barbosa

No Planalto


O líder do Governo no Congresso Nacional, senador Eduardo Gomes (MDB/TO) recebeu o deputado federal Pedro DaLua (PSC/AP) que assumiu há poucas semanas o mandato parlamentar na condição de suplente de Luiz Carlos (PSDB/AP). Na foto também aparece o assessor parlamentar Elpídio Amanajás, da ALAP.

 

Servidor

O governador Waldez Góes fez um reconhecimento em suas redes sociais aos servidores. “Mais de 700.000 doses de vacinas contra a Covid distribuídas no Amapá. Obrigado a quem pilotou o avião, dirigiu o caminhão, carregou as caixas e separou as vacinas. Cada servidor foi e é essencial. A nossa luta para proteger a nossa gente”, disse.

 

Educadores

Já o prefeito Dr. Furlan anunciou a convocação de 159 aprovados no último concurso público da educação. Foram convocados 140 professores, 10 pedagogos e 9 psicólogos que atuarão na educação infantil municipal do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. “É muito gratificante anunciar a convocação desses profissionais concursados”, disse o gestor.

 

Agro

As frutas e hortaliças produzidas no Brasil são seguras e devem ser consumidas por toda a população, garantiram especialistas durante a primeira live da campanha “Frutas e Hortaliças – Por que comer mais?”. A iniciativa é da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

 

Logística


Alcolumbre esteve reunido com o Comandante da Marinha, almirante Almir Garnier. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários e a Associação de Terminais Portuários Privados também participaram do encontro. Objetivo é aumentar o calado (altura submersa do casco do navio) autorizado para navegação pela Barra Norte, da Foz do Rio Amazonas, e assim aumentar o volume de cargas transportadas.

 

Força Terefa


Ação da Prefeitura de Macapá inicia imunização de adolescentes sem comorbidades em 14 pontos espalhados pela cidade neste sábado (21). Iniciativa será feita em parceria com o Governo do Estado do Amapá.

 

AS ÚLTIMAS

EDUCAÇÃO – O SENAI Amapá e a Secretaria de Educação realizaram encontro para tratar de parceria a fim de viabilizar a oferta do Novo Ensino Médio. A ideia é que a SEED conte com a experiência técnica e de infraestrutura da instituição de educação profissional no processo de implantação do Itinerário 5. Assim, as escolas estaduais seguiriam ministrando o conteúdo da Educação Básica, enquanto que caberia ao SENAI o conteúdo da base profissionalizante. Estabelecido pela Lei nº 13.415/2017, o novo modelo de ensino prevê aumento da carga horária, de 2400 horas para 3000 horas, composta 60% pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e 40% pelos itinerários formativos.

PLANEJAMENTO – A Prefeitura de Macapá lançou na sexta-feira (20), uma nova chamada da consulta pública para coleta de dados com vistas à construção do Plano Plurianual 2022/2025. O diagnóstico será realizado de maneira virtual, até o dia 31 de agosto, e irá subsidiar o inventário de demandas para a construção do plano.
A coluna apurou junto à assessoria que a consulta é promovida pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação (Sempla) e contará com a participação da população, por meio de uma pesquisa de opinião pública, através de formulário online disponível na página da Prefeitura de Macapá.