Cleber Barbosa

Parceria


O Instituto de defesa do Consumidor (Procon) iniciou nesta quinta-feira, 19, a Operação Agosto Dourado. A ação é realizada em parceria com o Banco de Leite Humano (BLH) e fiscaliza a regulamentação da oferta de alimentos e produtos direcionados a recém-nascidos, crianças de até 3 anos de idade e lactentes.

 

Ações

Nesta quinta-feira, 19, representantes de órgãos do GEA discutiram ações de assistência para os distritos de Bailique, no município de Macapá; e Vila Velha do Cassiporé, parte do município de Oiapoque. No Bailique as ações concentrarão esforços para fornecer água potável aos habitantes atingidos pela salinização dos rios do arquipélago, causada pelo avanço do mar naquela região.

 

Censo Escolar 2021

A primeira etapa do Censo Escolar 2021 entrou em sua fase final. Gestores e secretários devem inserir as informações referentes à declaração de dados de suas respectivas unidades de ensino e cadastra-las no sistema Educacenso até dia 23 de agosto. Durante o último levantamento, aproximadamente 400 escolas estaduais e privadas do Amapá já realizaram o cadastro.

 

Evento

Buscando proporcionar um momento de aprendizagem e acolhimento aos pais e responsáveis dos estudantes com deficiências intelectuais e múltiplas, o GEA, através da Seed, promove na próxima terça-feira, 24, a palestra intitulada “A importância da família: vivências na escola inclusiva”.

 

Monitoramento


O Governo do Amapá confirmou oito casos de covid-19 no navio de cargas Seabiscuit, fundeado na orla de Macapá desde 16 de agosto. Para obter os resultados, a SVS realizou testagem e coleta de amostras nos tripulantes que têm nacionalidade filipina. Dos oito estrangeiros confirmados com covid-19, um teve óbito registrado no dia 16 de agosto, ainda no navio; e dois foram encaminhados para o Centro Covid-HU, após avaliação médica.

 

Vacinação contra a covid


A ação de vacinação desta sexta-feira (20) será voltada à aplicação da primeira dose do imunizante contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, autista e Síndrome de Down.

 

AS ÚLTIMAS

fiscalização – Para combater a disseminação da mosca da carambola para outras regiões do Brasil, neste mês de agosto o Governo do Amapá, através da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), iniciou uma força tarefa para fiscalizar o transporte rodoviário, de possíveis frutos contaminados com o foco da praga, na região do vale do Jari que faz divisa com a cidade de Monte Dourado, localizado no Pará. De acordo com o gerente de defesa vegetal da Diagro, Charles Brito, como o Pará é considerado uma área livre da mosca da carambola, a missão da força tarefa, é impedir que frutos contaminados com a praga sejam transportados para outras regiões através da cidade de Monte Dourado.

Avaliação – A Prefeitura de Macapá chama todos os estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de Educação para participarem da Avaliação de Fluência em Leitura. O exame é importante, pois tem o objetivo de aferir o desempenho dos alunos no processo de aprendizagem aprendizagem do código alfabético da língua portuguesa, aspecto essencial para a alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos escritos. A temporada de testes iniciou na segunda-feira (16) e segue até o dia 27 de agosto, em todas as 69 escolas municipais de ensino fundamental.