Cleber Barbosa

Pela retomada


O auditório do Sebrae/AP recebeu uma histórica reunião do Fórum Estadual do Turismo, um colegiado que reúde 42 setores do poder público e da iniciativa privada, além de pesquisadores, especialistas e abnegados do setor para debater alternativas para este setor que impacta mais de 50 atividades econômicas.

 

Educação

Waldez anuncia revitalização da escola Antônio Cordeiro Pontes, o antigo GM. A comunidade escolar pode ganhar uma unidade mais moderna, com novos laboratórios e ambientes. E mais do que a mudança física, ele que um resgate histórico com a implantação de cursos profissionalizantes, uma vocação da escola desde 1949.

 

Zeladores

Prefeito Furlan saiu do gabinete para completar o esquema vacinal contra a Covid-19 daqueles que não pararam em nenhum momento, os incansáveis trabalhadores da Zeladoria Urbana. Em suas redes, eles escreveu: “Eles estão dia e noite nas ruas, deixando nossa cidade limpa e organizada, receberam a segunda dose da vacina”.

 

Na ilha

O senador Davi Alcolumbre anunciou trabalho na Ilha de Santana, um lugar que é patrimônio do Amapá. “Com os nossos esforços para trazer recursos, está sendo cuidado e desenvolvido, iniciamos o processo de drenagem e pavimentação das vias da Ilha”, disse o parlamentar. As obras estão em andamento, tocadas pela Codevasf.

 

Prédio ecológico


A Fecomércio apresentou esta semana a nova sede da instituição para a imprensa amapaense, num concorrido “happy hour”, como há algum tempo os profissionais jornalistas não tinham. O novo prédio tem uma área de mais de 7.000 m² e foi trabalhado na sustentabilidade e modernização, seja com conceitos e práticas ecologicamente mais corretas. A cidade, penhoradamente, agradece.

 

Quatis no Parque


Quatis ganharam novo espaço natural no Bioparque da Amazônia, em Fazendinha. Com atividades voltadas para educação ambiental, contemplação da natureza e prática de esportes de aventura.

 

AS ÚLTIMAS

LITERATURA – Já está disponível na Livraria do Senado o livro Comentários ao Regimento Interno do Senado Federal – Regras e práticas regimentais da Câmara Alta da República, escrito pelo consultor Luciano Henrique Oliveira. Publicada em dois volumes, a obra é um estudo aprofundado e teórico das normas regimentais, motivos das soluções adotadas e dos diversos ritos e incidentes utilizados no processo legislativo. O primeiro volume aborda a organização e o funcionamento do Senado Federal. O segundo explica a dinâmica da função legislativa na Câmara Alta e trata das regras e costumes sobre processo legislativo, espécies de leis, fases, ritos e incidentes do processo legislativo.

SOCIEDADE – Agosto é um mês extrema importância para a militância lésbica nacional: o dia 29 é reconhecido como o dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A data foi criada em 1996, durante o 1° Seminário Nacional de Lésbicas (antigo Senale, hoje Senalesbi), e o mês é voltado para lembrar a existência da mulher lésbica, as violências sofridas por elas e as pautas que o movimento reivindica. Durante muitos anos, a militância LGBT focava muito nos homens gays e apagava as outras letras e vivências: isso não foi diferente com as lésbicas. Inclusive, a mudança na sigla de GLS para LGBT foi justamente uma tentativa de trazer o L para frente e tirá-lo da invisibilidade. Afinal, sendo invisível, é impossível ter voz.