Heraldo Almeida

1ª Feira de Negócios do Audiovisual da Amazônia Criativa


 

Em setembro, o estado do Amapá será o centro de conexões, formação e oportunidades para profissionais do audiovisual da Região Norte do Brasil., com a realização da 1ª Feira de Negócios do Audiovisual da Amazônia Criativa. Serão cinco dias de mesas de debates, debates, masterclass, pitchings, oficinas e acessibilidade, Curso Engenharia da Produção, voltados para produtores, roteiristas, diretores e realizadores independentes dos estados da região: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. As inscrições foram prorrogadas até 27 de agosto.

 

Realizado pela Duda Filmes e pelo Instituto Amazônia Criativa, o evento conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, do Governo do Estado do Amapá e do Ministério da Cultura.

 

O destaque da programação será a seleção de 10 projetos audiovisuais para participar das pitching, com participação de players nacionais do setor. Cada estado da região Norte terá um projeto selecionado, com exceção do Amapá, que contará com quatro. Os realizadores selecionados dos demais estados terão logística completa garantida, com passagens, hospedagem e alimentação, para participar do evento. Das Rodadas de Negócios não tem número definido de participantes.

 

A iniciativa valoriza a diversidade regional, de gênero e étnico-racial, adotando sistema de cotas em suas seleções e abrindo espaço para novos talentos e olhares. Além disso, os melhores projetos nas categorias de longa-metragem e série (ficção e documentário) serão premiados com troféus, certificados e mentorias exclusivas com profissionais do mercado nacional, como Plataforma Transforma e Projeto Paradiso.

 

O tema da feira é “A primavera do audiovisual da Amazônia”, e se posiciona como uma plataforma estratégica para o fortalecimento da economia criativa e para a consolidação do Norte no mapa do audiovisual brasileiro.

 

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 27 de agosto para projetos nas categorias de longa e série (ficção ou documentário), além do curso de Engenharia da Produção. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis no perfil do Instagram @dudafilmesap. Data da Feira: 23 a 27 de setembro de 2025. Local: Macapá/AP. Para se inscrever: @Duda Filmes. (Assessoria de Comunicação).

 

**************************

 

Legião

Alan Yared faz show na Casa Lisboa (Rua Tiradentes entre as Avs. FAB e Irecema C. Nunes – Centro) na sexta, 22, às 21h. ‘Legião Urbana Acústico’, homenagem a Banda nacional Legião Urbana. Agenda aí.

 

Samba

Festival de Samba Enredo da Mangueira, Etapa Amapá vai acontecer no sábado (23), no Trapiche Santa Inês – Orla de Macapá, às 18h. Seis sambas de compositores amapaenses estarão na disputa. O Campeão vai concorrer no Rio de Janeiro, na quadra da Mangueira, com mais 16 sambas, dia 27 de agosto.

 

Ensaios

Agenda de ensaios das baterias das escolas de samba do Amapá já iniciou visando o carnaval 2026. Ano que vem os desfilem vão acontecer dias 7 e 8 de fevereiro.

 

Saindo

Mestre de bateria da Embaixada de Samba, Fumaça, não comanda mais a bateria da escola. O profissional ainda não informou em qual agremiação vai trabalhar em 2026. Boa sorte.

 

Literatura

Na sexta (22) vai acontecer a 3ª Feira Popular de Livros de Macapá, às 17h, em frente à Casa do Artesão (Beira Rio). A realização é do Movimento Literário Afrologia Tucuju, com apoio cultural do GEA, através da Secult. #BoraLá.

 

Inauguração

Teatro Municipal de Macapá será inaugurado no dia 19 de setembro. A obra está nos últimos detalhes e será mais um espaço para escoar as obras dos artistas macapaenses.

 

Atrações

Ivente Sangalo e Alexandre Pires são atrações da Expofeira 2025, já anunciados pelo governador Clécio Luis, além de outros artistas nacionais.

 

***********************************