Heraldo Almeida
Alan Yared lança o single ‘Avenida Fab’

O cantor e compositor Alan Yared lançou dia 16 de agosto o single “Avenida Fab” que faz parte do álbum que recebeu o mesmo título da música de trabalho. A canção, feita em parceria com o poeta Afonso Rodrigues, já está disponível no Spotify, Deezer, Youtube e demais streamings de música.
A faixa “Me Leve”, primeiro single lançado pelo artista no dia 23 de maio, tem a participação do cantor paraense Nilson Chaves. Os shows de lançamento do álbum “Avenida Fab” estão previstos para acontecer este ano, nos dias 25 e 26 de novembro em Belém, 2 de dezembro Macapá e 15 em Santarém. O artista assina individualmente três faixas: Casamento, Estigmas e Pra Ver o Sol. E ainda, assina a versão da música “Humanos” (Supla), única não autoral do álbum.
Oito faixas foram feitas em parceria, que são: Letra Por Letra (Alan Yared / Ademir Pedrosa); Me Leve (Alan Yared / Helder Brandão); Leonor (Alan Yared / Enrico de Miceli); Avenida Fab (Alan Yared / Luiz Afonso Rodrigues); Língua Morta (Alan Yared / Aldo Gatinho); Notívago (Alan Yared / Sérgio Sales); Alamanda (Alan Yared / Nitai Santana) e O Universo Dentro de Mim (Alan Yared / Rony Moraes).
A capa do álbum é uma ilustração do artista amapaense Giann Carlos Monteiro na qual Alan Yared buscou retratar a teoria da Teia de Gaia – tema da canção Avenida Fab – a qual diz que a Terra (nossa casa) é um organismo vivo. A canção é um posicionamento político sobre a degradação imposta pela humanidade sobre a Mãe Terra (Gaia). Gaia é representada na capa por uma mulher preta sustentando com suas mãos a Selva de Pedra, vestida por uma bela avenida com capa de asfalto novo, ferragens, cimento e prédios com lindas fachadas: a cidade é impecável!
Contudo, Gaia está degradada, apresenta rachaduras em sua pele, provocadas pela mineração, agrotóxicos, pela indústria, pelo capitalismo predador. Como diz o indígena Ailton Krenak, a Terra está sendo devorada pela máquina de moer o mundo – o capitalismo. Finalmente, Avenida Fab é uma metáfora que pode ser substituía por Avenida Paulista ou qualquer avenida urbanizada no planeta, na Teia de Gaia. (Assessoria de Comunicação/ Cia Supernova).
*********************************************
A face do meu amor
Tem a cútis da leveza
É mais fina que o esplendor
Que o glamour da natureza
Rambolde Campos/Joãozinho Gomes
*********************************************
Garantia
Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, garantiu ao presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro, que dará o apoio institucional e financeiro para a realização do Rio Carnaval 2023.
Final
Será em outubro a final dos festivais de sambas enredos das escolas do grupo especial, do Rio de janeiro. Uma grande festa está sendo preparada pra a comemoração geral.
Retorno
Carnavalesco Paulo Barros está de volta à Vila Isabel, pela terceira vez. A primeira foi em 2009 e a segunda em 2018. “Vamos fazer uma festa na avenida…”, disse o artista.
Agenda
Na sexta (26) tem show do sambista paraense, Paulo Martins, no Espeto Bar (Av: Padre Júlio – Santa Rita), a partir das 21h. Informações: 96 99174-0149.
Novo álbum
Novo álbum do consagrado cantor e compositor brasileiro, Djavan, batizado de ‘D’, já está disponível em todas as plataformas digitais.
Enredo 2023
A campeã do carnaval carioca 2022, Acadêmicos do Grande Rio, vai homenagear o cantor e compositor, Zeca Pagodinho, com o enredo: “Ô Zeca, o Pagode Onde é Que é? Andei Descalço, Carroça e Trem, Procurando Por Xerém, Pra Te Ver, Pra Te Abraçar, Pra Beber e Batucar!”.
‘O Canto da Amazônia’
Um programa com a cara e o jeito da nossa gente, de segunda à sexta, às 16h, na Diário FM 90,9. É bom de ouvir. Ele valoriza o que é nosso. Sintonize.
******************************************************************************************************************************************************