Heraldo Almeida
Asa Branca completa 71 anos

Há 71 anos, o sofrimento do amor deixado para trás e o exílio forçado por conta da seca do sertão nordestino ficaram eternizados no cancioneiro brasileiro com a música Asa Branca. Gravada pela primeira vez em 3 de março de 1947 nos estúdios da RCA Victor, no Rio de Janeiro, Asa Branca demorou dois anos para ser finalizada por Luiz Gonzaga, em parceria com o médico Humberto Teixeira.
A música tornou-se o hino do nordestino e reflete, como poucas canções, o brasileiro – em 2009, ficou na quarta posição em lista feita pela revista Rolling Stone Brasil entre as 100 maiores músicas da história brasileira.
Luiz Gonzaga ajudou a popularizar os versos de Asa Branca ao tocar a música em sua primeira aparição no cinema, no filme ‘O Mundo é um Pandeiro’. A versão original da música, em toada, caiu no gosto popular e logo depois foi gravada em ritmo de baião.
Atualmente existem centenas de versões do sucesso, em português e outros idiomas. Entre as canções da MPB, é uma das mais regravadas. Há versões em diversos ritmos: à capela, interpretadas por bandas e orquestras. Grandes nomes da música brasileira também já cantaram os versos de Asa Branca, como Caetano Veloso e Raul Seixas. (www.cultura.gov.br).
- Festival
Cantor e compositor amapaense, Chermont Júnior, teve sua música “Tambores do Norte”, classificada no IX Festival de Música Marolo de Ouro, em Paraguaçu (MG).
O evento vai acontecer nos dias 16 e 17 de março. Boa sorte.
- Museu Sacaca
Programação de lançamento da campanha “Visite o Museu, Valorize Que é Nosso”, com Marabaixo, Batuque, dança, show musical com artistas regionais, capoeira, gastronomia, escolas públicas, etc.
Dia 23 de março, a partir das 9h.
- Memorial
Dia 22, vai inaugurar o Memorial Sacaca, dentro do Museu Sacaca (av: Feliciano Coelho – Trem), após visita monitorada que vai acontecer.
Convidados: Governador Waldez Góes e comitiva, família do Sacaca, Imprensa, parceiros da instituição e técnicos do Iepa (órgão que administra o local).
- No ar
Programa “O Canto da Amazônia” vai completar 7 anos no ar, na Diário FM 90,9 (seg. a sexta – 16h).
Dia 14 de março é a data de criação do projeto. Uma proposta de tocar o regionalismo com essa linguagem amazônica de ser, em todos os segmentos.
- Cinemateca
Ministério da Cultura a Cinemateca Brasileira que será integrada a secretaria do Audiovisual.
Ontem (6), foi assinado um termo de contrato com a Associação Comunicativa Roquette Pinto, que passará a executar as atividades. www.cultura.gov.br).
- Vida Boa
Nome da música do cantor e compositor Zé Miguel, gravada pela banda Égua Mano Jazz, no estilo instrumental.
- Passa Tchonga
Nome da nova música do cantor e compositor, João Amorim, que fará parte do próximo disco (CD).