Heraldo Almeida

Bossa Criativa estreia com Andréa Pinheiro e Paulo José


Com lançamento agendado para acontecer às 18h de sexta-feira (21), o projeto Bossa Criativa– Arte de Toda Gente, o pocket show Pará Musical I estreia com a cantora Andréa Pinheiro e o pianista Paulo José. Lançamento será pelo site www.bossacriativa.art.br.

Juntos eles interpretam canções de compositores paraenses de diferentes épocas, desde nomes consagrados como o maestro Waldemar Henrique (Foi Boto Sinhá!), a dupla Paulo André e Ruy Barata (Pauapixuna e Carta Noturna), até artistas revelados recentemente como: Vital Lima e Leandro Dias (Uma Bem-Te-Vi); Luiz Pardal e Jorge Andrade (As Asas São Sempre Leves) e Alex Ribeiro (Dançando nas Telhas).

Cantora e violonista, Andréa Pinheiro iniciou sua carreira com apresentações em teatros e festivais de música, em 1987. Entre os anos de 1994 e 2000, cantou à frente da Amazônia Jazz Band. De sua discografia fazem parte os álbuns: Fiz da Vida Uma Canção (2001), sobre a obra do maestro Waldemar Henrique; Diz Que Fui Por Aí (2004), em parceria com o grupo carioca Galo Preto e Na Marola (2018), ao lado do Trio Lobita, grupo de choro do qual faz parte desde 2009.

Paulo José Campos é arranjador, compositor e pianista. Foi aluno do Conservatório Carlos Gomes (PA) e é bacharel em piano pela Escola Superior de Artes de Berlim (Alemanha). Já se apresentou em mais de 20 países e foi diretor musical de teatros na Alemanha, Suíça e Áustria. É autor de duas óperas de câmara e de um musical, ambos editados em Viena (Áustria).

Parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria de sua Escola de Música, o Bossa Criativa reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes de modo inclusivo. As atividades são compostas de pocket shows, performances e vídeos de capacitação, com participação de artistas de todo o Brasil. 

 

 

VIAGEM: É o movimento de pessoas entre locais relativamente distantes, com qualquer propósito e duração e utilizando ou não qualquer meio de transporte. O percurso pode ser feito por mar, terra ou ar. Também se entende como viagem todo um período de deslocações com estadias mais ou menos longas em alguns destinos.

 

Meu coração quer correr o mundo
Quer roubar você
Matar o meu desejo
Num beijo de arrepiar de paixão primeira
Nilson Chaves

 

‘Faces da Vida’

Título do projeto musical de dois jovens talentos do Amapá, Rafa e Luciano, que misturam a musicalidade regional com o hip-hop e conseguem um resultado criativo na linguagem.
Parabéns.

 

Banzeiro

Diretoria do projeto de cultura popular [Banzeiro do Brilho-de-Fogo] organiza a gravação de um videoclipe com os participantes em casa.
Material será lançado nas redes sociais.

 

História

Escritor e pesquisador, Ruy Godinho prepara o lançamento de mais uma obra literária para falar dos bastidores da criação musical brasileira.
Livro da série ‘Então, Foi Assim?’, vai destacar a história da musicalidade mineira – compositores. São 50 histórias de gêneses das músicas do Clube da Esquina e outros autores de Minas Gerais. #Aguardando.

 

‘Pará Live’

Nesta quinta (20) tem música instrumental no projeto ‘Pará Live’, às 19h30, pelas redes sociais.
Com participação do maestro Manoel Cordeiro e Nego Nelson.

 

Níver

Hoje é dia de apagar velinhas para minha irmã caçula, Marilene Almeida, e parabenizá-la por mais um ano de vida.
Feliz aniversário, mana.

 

‘É Você’

Título da segunda música do novo projeto do grupo de samba Gente de Casa, agendada para lançamento em 4 de agosto no programa ‘O Canto da Amazônia’ (Diário FM 90,9), a partir das 16h.

 

Personalidade

Sambista Aureliano Neck tem participação e composição em quase todas as escolas de samba do carnaval amapaense, sem falar de blocos carnavalescos.
Recebeu o título de ‘Cidadão do Samba’ e perdeu a conta de quantas músicas já compôs sozinho e com parceiros.
Merece nosso respeito e reconhecimento.