Heraldo Almeida

Branka grava clássico de Tom Jobim e Vinícius de Moraes


Quarentena para a cantora e compositora Branka é sinônimo de produtividade. Ela vem compondo, gravando, fez clipe e lives, e está sempre lançando um novo single. O primeiro do ano será lançado nas plataformas digitais, no Dia da Bossa Nova, 25 de janeiro (segunda-feira), quando se completam 94 anos de nascimento do maestro Antonio Carlos Jobim. A data foi escolhida justamente para homenagear Tom, com um clássico da parceria dele com o poetinha Vinícius de Moraes: ‘A Felicidade’.

“Resolvi gravar ‘A Felicidade’ numa batida de samba de quadra, aproximando a bossa nova da Sapucaí. Com o adiamento do carnaval, fazer essa releitura foi uma forma de reverenciar a nossa maior festa, uma festa que gera empregos e leva nossa cultura para o mundo”, explica Branka, idealizadora do trabalho.

Com produção musical e arranjo de Carlinhos 7 Cordas, a gravação foi feita no Studio 3, no Grajaú, Zona Norte do Rio de Janeiro, com toda segurança, cuidado e músicos separados nos ‘aquários’. No time dos músicos, além de Carlinhos nos violões 6 e 7 cordas, só feras: Fernando Merlino no piano; Márcio Hulk no cavaco; Dirceu Leite nos sopros; Camilo Mariano na bateria; Léo Guimarães no baixo; Jaguara, Esguleba e Pirulito na percussão. E no coro: Jussara Silva, Analimar e Ronaldo Barcellos.

Branka começou na carreira como Karyme Hass, e, quando foi de Curitiba, sua cidade natal, para o Rio de Janeiro, caiu nas rodas de samba, onde era chamada de ‘branquinha’. Foi assim que virou Branka, cantora e compositora.

A artista aproveitou bem a pandemia: fez live em homenagem a Clara Nunes; lançou singles de sucessos da cantora – ‘Menino Deus’ (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro) e ‘Feira de Mangaio’ (Sivuca / Glória Gadelha) –; compôs e gravou músicas próprias, como ‘Palavras Sinceras’, falando de empoderamento feminino e relacionamentos abusivos, e que também ganhou clipe; e fez lives par matar a saudade dos palcos e do público. (Sheila Gomes – Assessoria de Imprensa)

 

*******************************

BOÇAL: Boçal significa rude, grosseiro, imbecil ou ignorante. Na gíria brasileira, boçal é também aquele indivíduo exibicionista, esnobe e chato. Que age com arrogância normalmente por ter melhores condições financeiras ou por se sentir superior aos outros.

*******************************

Meu amor
É você que explode no peito
Deixa eu te ensinar direito
O que aprendi com a minha vida
Gente de Casa

*******************************

Regras
Algumas regras nos concursos da cultura junina, sobretudo, que envolvem as quadrilhas juninas, precisam ser revistas e até mudarem os seus conceitos. Assim, quem sabe, os resultados serão menos questionados. #Dica.

 

Exposição
A Liga Macapá de Quadrilhas Juninas está com uma exposição de fotografias e indumentárias, nas dependências do Mercado Central. Uma oportunidade para a população conhecer um pouco mais sobre a cultura junina de Macapá. Parabéns.

 

Música
O cantor e compositor amapaense, Jean Carmo, lançou o seu novo single ‘Fortaleza de Santo José’. Confira lá no Youtube do artista.

 

Negritude
Nesta segunda (28) o professor doutor, Ivaldo Souza, lançou o seu novo livro de poesias ‘A Beleza de Ser Negro – Elevando a Autoestima e a Subjetividade do Ser’. Uma bela coletânea com a participação de vários artistas.

 

Investimento
Secretário Nacional da Cultura, Mário Frias, vai criar uma linha de crédito, junto ao BNDES, para investir R$ 408 milhões para ajudar o setor de eventos a partir do segundo semestre.
“O mercado cultural foi dizimado com a pandemia e a gente corre o sério risco de não se recuperar, se não fizer alguma coisa”, disse.

 

Prêmio
Inscrições abertas para a 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, que reconhece ações de excelência na preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural.
Este ano, o prêmio contará com uma categoria que vai destacar ações realizadas no contexto da pandemia. O Prêmio Rodrigo é a maior iniciativa nacional na área do Patrimônio Cultural. As inscrições poderão ser feitas até dia 15 de agosto. (Iphan.gov.br).

 

‘Todas as Luas’
Título de um dos discos (CD) do cantor e compositor amapaense, Nivito Guedes, está sendo uma ótima pedida pra você ouvir em casa. ‘São Jusa’ é uma das canções em destaque desse projeto. Aconselho.