Heraldo Almeida
Carimbó: o ritmo musical do Pará

O Carimbó é considerado um gênero musical de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, miscigenou-se recebendo outras influências, principalmente negra. Seu nome, em língua tupi, refere-se ao tambor com o qual se marca o ritmo, o curimbó. Surgida em torno de Belém (PA), na zona do Salgado (Marapanim, Curuçá, Algodoal) e na Ilha de Marajó, passou de uma dança tradicional para um ritmo moderno, influenciando a lambada e o zouk.
O município de Marapanim é considerado ‘A Terra do Carimbó’. Na sede do município e em outras localidades existem dezenas de conjuntos (grupos) de carimbó, tais como: Flor da Cidade, Uirapuru, Raízes, Os Brasas de Marapanim, entre outros. O maior compositor de carimbó de todos os tempos foi um marapaniense, mestre Lucindo Rabelo da Costa, nascido às margens do Rio Cajutuba. De rara beleza poética, as canções compostas por Mestre Lucindo falavam de mar, lua, sol, mulher, saudade, pescaria, pássaros, afim, de todas essas coisas que fazem parte do cotidiano do paraense nascido e criado na região do Salgado.
Em algumas regiões próximas às cidades de Marapanim e Curuçá, o gênero se solidificou, ganhando o nome que tem hoje. Maranhãozinho, no município de Marapanim; e Araquaim, em Curuçá, são dois dos sítios que reivindicam hoje a paternidade do gênero, sendo o primeiro o mais provável deles. Em Marapanim, na região do Salgado, nordeste paraense, o gênero é bastante cultivado, acontecendo anualmente o Festival de Carimbó de Marapanim — O Canto Mágico da Amazônia, no mês de novembro.
Na forma tradicional, o carimbó é acompanhado por tambores feitos com troncos de árvores. Aos tambores se dá o nome de “curimbó”, bem parecido com o nome do próprio ritmo, uma corruptela da palavra carimbó.
A formação original do carimbó era composta por dois curimbós: um alto e outro baixo, em referência aos timbres (agudo e grave) dos instrumentos; uma flauta de madeira (geralmente de ébano ou acapú, aparentadas ao pife do nordeste), maracás e uma viola cabocla de quatro cordas, posteriormente substituída pelo banjo artesanal, feito com madeira, cordas de náilon e couro de veado. Hoje o instrumental incorpora outros instrumentos de sopro, como flautas, clarinetes e saxofones.
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Luto
Morreu na tarde desta terça (01), vítima de infarto, o cantor e compositor Lula Gerônimo.
Ele desencarna nos deixando belas obras musicais como ‘Ninfa’, a mais conhecida do artista. #Luto.
Agenda
Programação do Macapá Verão OnLine 2020 segue com agenda do ‘Estação Criança’, nesta quarta (2), a partir das 15h, no Bioparque da Amazônia. Transmissão pelas redes sociais da prefeitura da capital.
A garotada vai curtir de casa: Capoeira Quilombo Brasil e Capoeira que Encantou o Mundo, Ruth Xavier (literatura), Eugênia Mesquita (literatura), Grupo Relatus (dança), Cirquim Du Tiquim (circo), Tonton e Peteca (circo), Cadê o Brilho da Estrela? (teatro), Curupira Um Ser Inesquecível (teatro), As Reprises Nossas de Cada Dia (teatro) e Patativas Tucujus (teatro).
Site
Tudo pronto para o lançamento do site da cultura ‘ocantodaamazonia.com’, na quinta (3), às 16h.
Será mais uma ferramenta de divulgação e valorização dos artistas da Amazônia.
‘Mãe e Só’
Título de uma bela música dos compositores Celso Viáfora, Rafael Altério e Pedro Altério.
A obra foi gravada pela cantora Emília Monteiro no CD ‘Cheia de Graça’.
“Mãe, numa taba do Alto Xingu parou de fazer beiju pra levar curumim ao Pajé. Mãe, quando a reza de fé não sarou mandou levar sinhazinha no candomblé…”.
Carnaval
Emissários da Cegonha lançou no final de semana o enredo e o samba da escola para o carnaval 2021.
‘O Novo Nasce a Cada Amanhecer. O Que Hoje é Impossível, Amanhã Poderá Não Ser’.
Estúdio
O festivaleiro com alma de cantador, Chermont Júnior, abre seu próprio estúdio de gravação em casa, o RCJ Produções (Raimundo Chermont Júnior).
“Agora posso produzir, sem custo, meus projetos musicais e isso vai ajudar muito na minha carreira”, disse o artista. Parabéns.
Zelo
Fortaleza de São José de Macapá está precisando ser tratada com mais zelo para continuar sendo admirada.
Uma limpeza geral vai fazer muito bem àquela nossa representatividade histórica.
Lamentável
O bom gosto dos artistas da nova geração da música brasileira parece estar de férias – sem prazo pra voltar.
Muita produção comercial nas obras com pouca qualidade no conteúdo. Lamentável.