Heraldo Almeida
Círio de Nazaré: Patrimônio Cultural da Humanidade

O Brasil ganhou mais um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O Círio de Nazaré em Belém do Pará entrou na lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Desde 2014, Belém (a cidade das mangueiras) foiincluída no plano de promoção turística internacional das Cidades Patrimônio Cultural, junto com outras 12 cidades Patrimônio Cultural da Humanidade.
A festa em honra de Nossa Senhora de Nazaré, realizada em Belém, no mês de outubro, tem como principal procissão o Círio, que ocorre desde 1793. A festa religiosa envolve outras celebrações que começam em agosto e se prolongam 15 dias após o Círio no chamado Nazareno. Sagrado e profano se complementam mutuamente, promovendo um fato social de dimensões religiosa, estética, turística, cultural e econômica. Para os paraenses, é o momento de demonstração de fé e reiteração de laços familiares e afetivos. Atualmente, o Círio de Nazaré agrega mais de 2 milhões pessoas (fiéis) no dia principal da procissão (segundo domingo de outubro).
A jornada de fé e devoção considerada uma das maiores concentrações religiosas do mundo foi o primeiro bem cultural inscrito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (IPHAN) no Livro de Registro das Celebrações como Patrimônio Cultural do Brasil. Segundo o Ministério da Cultura do Brasil, sua inscrição na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade contribui para dar visibilidade aos patrimônios culturais imateriais do mundo.
A origem do Círio de Nazaré está envolta em mitos que se misturam a fatos históricos. As festividades são centradas na devoção à imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que, de acordo com os devotos, foi encontrada por um homem do campo chamado Plácido. Ele descobriu uma pequena imagem da Virgem de Nazaré entre as pedras cobertas de trepadeiras, às margens do igarapé Murutucu, atualmente local da Basílica de Nazaré. Plácido levou a imagem para casa e, no dia seguinte, ao acordar, ela havia desaparecido. Assustado, correu ao local onde a encontrara e percebeu que a imagem havia voltado para o mesmo lugar.
**********************************************************************
Inauguração
Neste sábado (6) tem inauguração da ‘Casa Dança – Arte e Cultura em Movimento’, sob coordenação da professora de dança e conselheira de cultura, Cleide Façanha. Parabéns e boa sorte.
Outra data
A escritora Esmeraldina dos Santos não vai mais lançar suas obras literárias, ‘Encanto do Boto’ e ‘O Sonho de Uma Menina’, no dia 9 de março. A nova data ainda não foi definida pela artista.
Clipe
Rambolde Campos agendou para o final do mês de março o clipe da música, ‘A Pele Que Se Lê’, que compôs em parceria com Zé Miguel.
Valorização
Governo do Rio de Janeiro anunciou que vai lançar novos editais, através da secretaria de Cultura e Economia Criativa, para os trabalhadores, como: ferreiros, aderecistas, costureiras, ritmistas, etc. #Boa.
Agrado
Um agrado merecido à professora e poeta, Maria Áurea, a ‘Negra Áurea’ como gosta de ser chamada.
Com sua voz forte e clara, declama seus belos poemas e ilustra com amor os temas sobre a negritude, os preferidos da artista. Bravo.
Personalidade
Francisco Lino da Silva é considerado a maior personalidade do carnaval amapaense. Compositor, fundador (com outros companheiros), carnavalesco, presidente, cantor, menestrel. Tudo isso por uma única escola de samba. Boêmios do Laguinho.
Competente
Cineasta e produtor cultural Thomé Azevedo, vem produzindo belos documentários da história do Amapá e clipes de artistas da cena musical tucuju cantando o que é nosso. “Taí” um exemplo a ser seguido. #Dica.