Como vivem os índios da Amazônia?

Curiosidades do Brasil

Compartilhe:

É na Amazônia que se concentra a maior população indígena com cultura preservada, com cerca de 310 mil pessoas vivendo em tribos, sem contar as etnias que ainda são desconhecidas.
A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) acredita que existam 77 grupos de índios totalmente isolados na floresta amazônica, destes, 32 já foram confirmados. Os maiores grupos de índios da Amazônia são os Guaranis, Xerentes, Amawákas, Anambés, Kambebas e os Aruá. No entanto, há mais de 200 diferentes etnias espalhadas por todo o Brasil.
Mesmo diante de muitos avanços tecnológicos, os índios da Amazônia procuram manter a sua cultura, vivendo em integração com a natureza e resguardando sua hierarquia e rotina. Suas crenças e seus ritos também são intimamente ligados aos elementos naturais.
Os indígenas que vivem na floresta amazônica, em sua maioria, dormem em redes dentro de enormes ocas comunitárias e, como seus antecedentes, caçam, pescam, cultivam seus próprios alimentos e falam suas línguas nativas. Mesmo escolhendo viver em aldeias na mata, boa parte dos índios conhecem outras culturas e são fluentes em português. Segundo o IBGE, os índios da Amazônia possuem melhor qualidade de vida do que as etnias indígenas que vivem em cidades ou em integração com o meio urbano.

https://www.pensamentoverde.com.br/

 

 

RUY BARBOSA: Ruy Barbosa de Oliveira (1849-1923), foi um polímata brasileiro, tendo se destacado principalmente como jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador. Um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo. Foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira República juntamente com Prudente de Morais.

 

Perdoa a mão que te apedreja
Perdoa quem não te perdoa
Perdoa a pedra que te alveja
Perdoa o preconceito e voa
Eudes Fraga/Joãozinho Gomes

 

 

Perda
Perdi mais um amigo. No domingo (26) faleceu o Sgt Bombeiro, Alan Lau. Segundo informações ele foi vítima de uma parada cardíaca no HE. Meus pêsames.

 

Samba
Dia 2 de outubro tem ‘Aniversário dos Gigantes 3’ com o sambista Cafú Rota Samba comemorando 21 anos de história no samba amapaense.
A partir das 19h, no RolêZim, na av: Ivando Veras, em frente a Cidade do Samba. Muitas atrações confirmadas.

 

Entrevista
Secretário da Seinf, Alcir Matos será o entrevistado do programa ‘O Canto da Amazônia’ (Diário FM 90,9), ás 16h30, na quarta (29). Na pauta, a reforma do sambódromo e Cidade do Samba. #Sintonize.

 

Agenda aí
Na quarta (29) tem show do cantor e compositor amapaense, Zé Miguel, com a gravação de seu novo DVD. A partir das 20h, com transmissão pelos canais do artista, no Youtube e Facebook.

 

Encontro
Dia 10 de Outubro vai acontecer o ‘I Grande Encontro dos Sambistas Amapaenses’, com participação de Jorginho do Cavaco, Dom Eládio, Tustão do Samba, JR. Santarém, Marcelinho do Cavaco, Shory e outros convidados. No ‘Do Avesso’, na Rua Odilardo Silva, 1767 – Centro. Vai perder?

 

Manual
Liesap está reformulando o Manual do Julgador dos desfiles, com a participação de profissionais das escolas que trabalham com os quesitos. Boa iniciativa.

 

Sem titular
Com a saída do DJ Alan Christofer, prefeito Furlan ainda não nomeou quem vai ocupar a cadeira mais importante da Fumcult.

 


 
Compartilhe: