Heraldo Almeida

Como vivem os índios da Amazônia?


É na Amazônia que se concentra a maior população indígena com cultura preservada, com cerca de 310 mil pessoas vivendo em tribos, sem contar as etnias que ainda são desconhecidas.
A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) acredita que existam 77 grupos de índios totalmente isolados na floresta amazônica, destes, 32 já foram confirmados. Os maiores grupos de índios da Amazônia são os Guaranis, Xerentes, Amawákas, Anambés, Kambebas e os Aruá. No entanto, há mais de 200 diferentes etnias espalhadas por todo o Brasil.
Mesmo diante de muitos avanços tecnológicos, os índios da Amazônia procuram manter a sua cultura, vivendo em integração com a natureza e resguardando sua hierarquia e rotina. Suas crenças e seus ritos também são intimamente ligados aos elementos naturais.
Os indígenas que vivem na floresta amazônica, em sua maioria, dormem em redes dentro de enormes ocas comunitárias e, como seus antecedentes, caçam, pescam, cultivam seus próprios alimentos e falam suas línguas nativas. Mesmo escolhendo viver em aldeias na mata, boa parte dos índios conhecem outras culturas e são fluentes em português. Segundo o IBGE, os índios da Amazônia possuem melhor qualidade de vida do que as etnias indígenas que vivem em cidades ou em integração com o meio urbano.

 

 

CAIPIRA: É um termo de origem tupi que designa, desde os tempos coloniais, o morador da roça, os mestiços de branco e índia que, no século XVIII. A designação alcançou, sobretudo, populações da antiga capitania de São Vicente, depois capitania de São Paulo, que abrangia extensa região que ia de Minas Gerais, Paraná até à região de Lajes, no estado de Santa Catarina.

 

 

Quando a mulher adentra na floresta
Para encontrar seus seres ancestrais
Os olhos de jaguar se cruzam em plena festa
Com os olhos encantados dos pássaros astrais
Zé Miguel/Fernando Canto

 

 

Abertura
Nesta quarta (13) aconteceu a abertura da programação do Ciclo do Marabaixo 2022, na Seafro (antiga residência do governo, às 18h.

Grupos de Marabaixo que estiveram presentes: Raimundo Ladislau, marabaixo do Pavão, berço do Marabaixo, Raízes da Favela, Campina Grande, Marabaixo do Laguinho, Marabaixo São José, Herdeiros da Tradição, Raimundo Nonato, Herdeiros do Marabaixo e Banda Afro Brasil.

 

 

Calendário
A programação do tradicional Ciclo do Marabaixo inicia no sábado (16), a partir das 17h, com o grupo Berço do Marabaixo, na Favela, e no domingo (17) no laguinho, com o grupo Raimundo Ladislau, às 17h.

 

 

Pantanal
A música tema da novela global Pantanal é de autoria de Marcus Viana, gravada (nova versão) por Maria Bethânia e participação especial (viola caipira) de Almir Sáter. Ficou top.

 

 

Reconhecimento
Cantor amapaense, Amadeu Cavalcante é considerado um dos maiores intérpretes da Amazônia. Sua voz privilegiada é respeitada e conhecida em todo o país. #Merecimento.

 

Mão na massa
Novo secretário da Secult, Cléverson Baia, mal assumiu o posto e já foi logo colocando a mão na massa, visitando obras e conhecendo os projetos conduzidos pela secretaria. Acompanhando tudo de perto. Parabéns.

 

 

Pré
Laura do Marabaixo (compositora, cantora, dançadeira de Marabaixo e tocadora) se apresenta como pré-candidata a deputada federal pelo PV. Ela dix que o legado cultural lhe credencial para disputar uma vaga. Boa sorte.

 

 

‘Jaçanã’
Título do livro que reúne grandes nomes da poesia da Amazônia, assim como a amapaense Annie de Carvalho, poeta tucuju. ‘Jaçanã – Poética Sobre as Águas’.