Heraldo Almeida

Como vivem os índios da Amazônia?


É na Amazônia que se concentra a maior população indígena com cultura preservada, com cerca de 310 mil pessoas vivendo em tribos, sem contar as etnias que ainda são desconhecidas.

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) acredita que existam 77 grupos de índios totalmente isolados na floresta amazônica, destes, 32 já foram confirmados. Os maiores grupos de índios da Amazônia são os Guaranis, Xerentes, Amawákas, Anambés, Kambebas e os Aruá. No entanto, há mais de 200 diferentes etnias espalhadas por todo o Brasil.

Mesmo diante de muitos avanços tecnológicos, os índios da Amazônia procuram manter a sua cultura, vivendo em integração com a natureza e resguardando sua hierarquia e rotina. Suas crenças e seus ritos também são intimamente ligados aos elementos naturais.

Os indígenas que vivem na floresta amazônica, em sua maioria, dormem em redes dentro de enormes ocas comunitárias e, como seus antecedentes, caçam, pescam, cultivam seus próprios alimentos e falam suas línguas nativas. Mesmo escolhendo viver em aldeias na mata, boa parte dos índios conhecem outras culturas e são fluentes em português. Segundo o IBGE, os índios da Amazônia possuem melhor qualidade de vida do que as etnias indígenas que vivem em cidades ou em integração com o meio urbano. (https://www.pensamentoverde.com.br/).

 

******************************************************

Enquanto os homens exercem seus podres poderes
Motos e fuscas avançam os sinais vermelhos
E perdem os verdes
Somos uns boçais

Caetano Veloso

******************************************************

 

Encerramento

Militantes de segmentos artísticos e culturais encerram as reuniões setoriais, neste final de semana. Foram escolhidos os representantes para compor a subcomissão que vai organizar a eleição do Conselho Estadual de Cultura.

 

Poesia

Na terça (24) a poeta Noélia Ribeiro, vai receber eu seu canal no Instagram (@noeliaribeiropoeta), os poetas Joãozinho Gomes, Lucinda Persona e Francisco Carlos Pontes. O encontro está marcado para, às 19h. O papo ‘A Fim de Poesia’ vai ser legal.

 

Voltando

Mesmo que ainda seja de forma lenta, mas os artistas estão retornando a realizar shows em lugares pequenos. Isso marca o reinício dos projetos.

 

‘Água Doce’

Título da música do paraense Silvan Galvão, gravada com a participação da cantora amapaense, Patrícia Bastos.

 

Pérola Negra

O concurso Pérola Negra está agendado para acontecer no dia 20 de novembro, com  mais de 30 candidatas inscritas.

O coordenador e produtor, Ray Balieiro, reforça que o projeto tem o objetivo de valorizar a beleza negra amapaense.

 

‘Canto de Atravessar’

Música que está no repertório do disco ‘Raiz’ da cantora paraense, Leila Pinheiro. Uma louvação à Amazônia.

“O pescador quer beber, vai beber no Guajará. Vento no bote, força no remo, canto de atravessar…”.

 

‘Beatos Cabanos’

Nome de um belo projeto dos artistas Osmar Júnior, Marven Junius e Bruno Muniz, que une a música com a poesia. Uma valorização da arte como um todo.