Heraldo Almeida

Conheça a história do Violão


O violão é um instrumento de cordas, com uma caixa geralmente feita de madeira, que gera uma acústica facilitando a propagação do som. Em alguns países de língua espanhola ele é conhecido como guitarra. A história nos remete há quase 2.000 A.C. Os atuais violonistas aceitam atualmente duas teorias
O violão é um instrumento derivado do alaúde árabe, levado pelos mulçumanos para a península Ibérica e adaptando-se muito bem as atividades da corte; o violão derivou-se da “Cítara romana”, tendo seu uso expandindo com a dominação do império romano.

No Brasil temos a introdução da viola (instrumento de 10 ou 5 cordas duplas) trazida pelos portugueses durante a colonização do país. Por certo tempo ainda houve uma confusão em relação aos termos viola/violão no país, hoje, porém a discrepância entre os dois instrumentos é notória.

A utilização do violão é umas das mais diversificadas, podendo ser utilizado tanto na música instrumental (orquestras), quanto em acompanhamento da voz (canções solo). Por um período da história o violão foi difamado devido a ser instrumento preferido dos boêmios e seresteiros, levando o título de “instrumento marginal”, “coisa de vagabundo”, no entanto esse fato já foi superado.

O país cultivou sua própria safra de violonistas, podendo citar entre eles: Clementino Lisboa – iniciou as apresentações de violão em público, apresentando o instrumento para a elite carioca; Joaquim Santos – fundador da revista “O violão”; Aníbal Sardinha – precursor da bossa-nova. Podemos citar ainda, Jorge do Fusa, Américo Jacomino, Nicanor Teixeira, Egberto Gismonti.

A música brasileira para violão tem por base a pequena obra de Villa-Lobos (importante violonista nacional que teve até sua vida adaptada para o cinema), que conta basicamente com 12 estudos de violão. (Marcos Duarte – www.infoescola.com).

 

**************************************************************************

Quando a mulher adentra na floresta
Para encontrar seus seres ancestrais
Os olhos de jaguar se cruzam em plena festa
Com os olhos encantados dos pássaros astrais

Zé Miguel/Fernando Canto

**************************************************************************

 

Favelando

No sábado (1º) o grupo ‘Berço do Marabaixo’ vai realizar a ‘Live do Trabalhador’, às 18h, em homenagem ao Dia do Trabalhador.
Com transmissão pela página Berço do Marabaixo, no Facebook.

 

Apoio

Diretoria da Liga Macapá reuniu com o diretor-presidente da Fumcult, Alan Christofer, que garantiu destinar apoio às programações da instituição, para a quadra junina 2021.

 

Articulando

Diretor-presidente da Fumcult, Alan Christofer viaja à Brasília, nesta quinta (29), para cumprir agenda de captação de recursos para os projetos futuros da Fundação.
Boa sorte!

 

Escolha

Presidente da Liga Macapá, Cláudio Vaz reuniu com alguns representantes da cultura junina.
Na pauta, entre outros temas, a indicação de Jorge Figueiredo para concorrer à cadeira da cultura popular (festas tradicionais), no Conselho de Política Cultural do Amapá. Figueiredo já esteve ocupando essa cadeira.

 

Criação

Nesta quinta (29), às 20h, está agendado para acontecer o lançamento de criação da Associação Cultural e Folclórica do Amapá.
O evento será transmitido pelo Google Meet, com participação de artistas locais.
Boa sorte!

 

Dança

O Dia Internacional da Dança é comemorado em 29 de abril.
Nesta quinta (29) é o momento de celebrar uma das três principais artes cênicas da antiguidade.
Viva a dança!

 

Pensamento

Poetinha da Amazônia, Osmar júnior, postou em sua página no Facebook:
“Não se preocupe. O Deus conhece seus desejos e pensamentos. Vê você fazendo sexo ou nú, desejando o mau ou bem. Mas para um criador isso não interessa né? O que interessa é a sua sabedoria e amor, não se sinta paranóico. O que é da carne é da carne, o que é do espírito é do espírito”.