Heraldo Almeida

Conheça a viola caipira


 

Viola caipira, também conhecida como viola sertaneja, viola cabocla e viola brasileira, é um instrumento musical de cordas. Com suas variações, é popular principalmente no interior do Brasil, sendo um dos símbolos da música popular brasileira.

Tem sua origem nas violas portuguesas, oriundas de instrumentos árabes como o alaúde. As violas são descendentes diretas da guitarra latina, que, por sua vez, tem uma origem arábico-persa. As violas portuguesas chegaram ao Brasil trazidas por colonos portugueses de diversas regiões do país e passou a ser usada pelos jesuítas na catequese de indígenas. Mais tarde, os primeiros caboclos começaram a construir violas com madeiras toscas da terra. Era o início da viola caipira.

Existem várias denominações diferentes para Viola, utilizadas principalmente em cidades do interior: viola de pinho, viola caipira, viola sertaneja, viola de arame, viola nordestina, viola cabocla, viola cantadeira, viola de dez cordas, viola chorosa, viola de queluz, viola serena, viola brasileira, entre outras.

A viola caipira tem características muito semelhantes ao violão. Tanto no formato quanto na disposição das cordas e acústica, porém é um pouco menor. Existem diversos tipos de afinações para este instrumento, sendo utilizados de acordo com a preferência do violeiro. As mais conhecidas são Cebolão, Rio Abaixo, Boiadeira e Natural. É comum a utilização da afinação Paraguaçu pelos repentistas nordestinos, apesar de também ser encontrada na região do Vale do Paraíba.

A disposição das cordas da viola é bem específica: 10 cordas, dispostas em 5 pares. Os dois pares mais agudos são afinados na mesma nota e mesma altura, enquanto os demais pares são afinados na mesma nota, mas com diferença de alturas de uma oitava. Estes pares de cordas são tocados sempre juntos, como se fossem uma só corda.

 

 

*************************************

Bonita à beça
Amazonicabocla
Não há como essa
Beijo na boca

Sérgio Souto e Joãozinho Gomes

*************************************

 

 

Ensaios

Baterias das escolas de samba já iniciando seus ensaios para o carnaval 2025. Com o samba de enredo sendo cantado, as comunidades participam dos esquentas nas quadras.

 

Coreógrafo

O consagrado coreógrafo amapaense, Diego Moraes está confirmado, mais um ano, para 2025 assinar a Comissão de Frente de Piratas da Batucada. Parabéns.

 

Samba

Na programação do Encontro dos Tambores, em novembro no Centro de Cultura Negra, vai ter apresentação das baterias das escolas de samba.

 

Que moral

Artista plástico amapaense, Ralfe Braga é quem assina a arte do bloco carnavalesco Tia Fé, que vai homenagear o programa O Canto da Amazônia (Diário FM) no carnaval 2025. Assinatura de “responsa”.

 

Grave

É grave o estado de saúde do escritor e poeta, Fernando Canto. Ele está internado com câncer em um hospital da cidade Macapá. Boa recuperação ao artista.

 

‘Planeta Arrepiado’

Título da 6ª música do novo álbum de Patrícia Bastos, composição de Joãozinho Gomes e Dante Ozzetti. O disco está disponível nas plataformas digitais. “ Terra quer ver a gente fazer a mão de couro, então vai ver a sua pele azul transpirar…”.

 

‘Maninha do Céu’

Título da música de Paulinho Bastos que faz parte do repertório do álbum Voz da Taba, de Patrícia Bastos. Disco disponível nas plataformas digitais.

 

*********************************************************************************