Heraldo Almeida

Conheça o beija-flor Brilho de Fogo


O beija-flor brilho de fogo, o Topaza Pella, é uma ave da família Trochilidae. As terras amapaenses abrigam o beija-flor que é considerado o maior e mais bonito espécime existente no Brasil. Seu nome científico é Topaza Pella, só que é mais conhecido como beija-flor brilho de fogo ou topázio-vermelho. Também é encontrado em Roraima, Pará, Maranhão, nas Guianas, Venezuela e Leste do Equador.
O macho, com cerca de 20 centímetros de comprimento (incluindo aqui a cauda, com duas penas alongadas e cruzadas), tem a garganta dourada ou verde-metálica, com a barriga vermelha metálica. Já a fêmea, menor (cerca de 12 centímetros) é verde amarronzada, também com garganta vermelha metálica.
Eles constroem seus ninhos em galhos debruçados sobre os igarapés. Estes possuem forma de taça. Antes, durante as cerimônias pré-nupciais, o macho bate as asas diante da fêmea pousada, abrindo e fechando a cauda. O beija-flor costuma tomar banhos em riachos e igarapés, onde chega a nadar sob a água em trajetos curtos. Para se secar, sacode a plumagem em pleno o voo. São poucos lugares que se tem a chance de se deparar com esse bichinho, mas encontrá-lo é um momento inesquecível.

 

CORRENTEZA: A correnteza de um curso de água é o trecho em que sua corrente vai mais rápida (acima do fluxo médio), geralmente formando ondulações e pequenas ondas, e ocorre usualmente em um terreno raso e acidentado. Muitas vezes, consiste em um leito rochoso de cascalho e de seixos ou de outras pequenas pedras. Esta parte do curso de água é um importante hábitat para a pequena biota aquática, como pitus ou pequenos peixes.

 

Meu coração tropical
Amanheceu batucando por você
Eu não sou anormal
Aqui do outro lado do Brasil
Osmar Júnior

 

Pavilhão
Porta Bandeira Alessandra Azevedo criou o projeto ‘Por Trás do Pavilhão’, às terças e quintas-feiras, às 19h, pelo Instagram @encontrodecasaisamapa.
Convidados são profissionais do carnaval que trabalham com o quesito Mestre Sala e Porta Bandeira, considerado o mais importante de uma escola de samba.

 

É hoje
Programa O Canto da Amazônia (Diário 90,9FM), desta quarta-feira (05), faz lançamento oficial da música ‘Joia Preferida’, do grupo de samba Gente de Casa.
Faz parte do novo projeto do grupo. Lançamento é a partir das 16h.

 

Em casa
Na sexta-feira 0(7) tem live do projeto Festival Cultura Em Casa, regido pelo maestro e produtor musical Manoel Cordeiro, às 21h30. Acompanhe pelo site culturaemcasa.com.br, além do Facebook, Instagram e YouTube.

 

Site
Programa O Canto da Amazônia – que apresento, de segunda à sexta-feira, na Diário (90,9FM), vai ganhar mais um espaço para expandir sua divulgação da arte e cultura da Amazônia.
Em breve, entra no ar o site www.ocantodaamazonia.com. Aguardem.

 

Na Favela
A verde rosa [Maracatu da Favela] vai lançar, em setembro, a segunda temporada de lives com a o tema: ‘Eles na Favela’. No aguardo.

 

‘Sou do Norte’
Título da música do novo projeto da cantora Brenda Melo, agendada pra ser lançada em 15 de agosto, no canal da artista, no YouTube, e em todas as plataformas digitais. A composição da obra é de Finéias Neluty.

 

Nova geração
Cantora amapaense, Loren Cavalcante se destaca, com sua bela voz, cantando as temáticas regionais amazônicas. É da safra da nova geração da boa música brasileira. Parabéns.