Heraldo Almeida

Conheça o que é a Dança de Salão


 

Pode-se dizer que dança de salão é toda a dança social, ou seja, que se dança a dois. Os mais variados ritmos são englobados pela dança de salão. Segundo historiadores, as danças de casais tornaram-se populares no início do século XIX, embora tenham surgido no século XIV, e evoluído nos séculos seguintes (apenas entre os nobres).

A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca. Os ritmos mais presentes nos salões do Brasil, assim como nas academias de dança são: soltinho, forró, samba de gafieira, tango, bolero e salsa. Devido à riqueza de ritmos, as danças de salão podem ser classificadas como latinas ou clássicas.

 

São danças de salão latinas:

Samba – surgiu no Rio de Janeiro, com base na cultura africana, em ritmos como o lundu, umbigadas (semba) e pernadas de capoeira; Rumba – surgiu em Cuba, levada pelos escravos contrabandeados para aquele país; Merengue – é a dança tradicional da república Dominicana, embora seja popular em outros países da América Central (Haiti e Costa Rica) e América do Sul (Colômbia e Venezuela); Chá-chá-chá – ligado ao mambo, o chá-chá-chá &e acute; originário na Rumba. Surgiu em Cuba; Paso – doble – surgiu na Espanha, tem grande semelhança com o One-Step.

 

São danças de salão clássicas:

Tango – surgiu nos bordeis da Argentina; Valsa Vienense – surgiu na Áustria; Valsa Inglesa – uma variação mais lenta da valsa vienense; Slow Fox – surgiu em Nova York, com base em outro ritmo, o Foxtrot É considerado uma das danças mais difíceis; Quickstep – surgiu nos Estados Unidos, com base no Foxtrot. É mais rápida e fácil que o Slow Fox.

A dança de salão é, além de uma forma de lazer e descontração, é uma atividade física indicada tanto para jovens, quanto para pessoas mais velhas, pois ao dançar, é trabalhada a capacidade aeróbica, as funções cardiovasculares e respiratórias, a flexibilidade, entre outras. (www.infoescola.com).

 

 

**************************************

A vida daqui é assim devagar
Precisa mais nada não pra atrapalhar
Basta o céu, o sol, o rio e o ar
E um pirão de açaí com tamuatá.

Zé Miguel / Joãozinho Gomes

**************************************

 

 

Simpa

Quadrilha junina Simpatia da Juventude, iniciou sua agenda de ensaios na quadra do colégio Azevedo Costa – Laguinho, a partir das 22h, de segunda à sexta. O convite é geral.

 

Agenda

Na sexta (15) tem show de Jota Mambembe no Farofa Tropical (esquina da Av. José Siqueira/Rua são José) – Laguinho, a partir das 20h. Homenagem a Tim Maia e Zeca Baleiro. Vários artistas convidados. Mesas: 96 99166-6325.

 

‘Tia Biló’

Banda musical amapaense coordenada pelo cantor e compositor, Ozéas Rodrigues. O nome é em homenagem à saudosa Tia Biló, uma das matriarcas do Marabaixo.

 

Rainha

A Miss Caipira da quadrilha junina, Estrela do Norte, é a santanense Paula Coutinho. Ela foi eleita em 2023, a Rainha Junina do Brasil, no Concurso Nacional realizado pela Conaqj, no DF.

 

Credenciamento

Sesc/AP está credenciando artistas, de vários segmentos, para se apresentarem nos projetos culturais da instituição. As inscrições estão sendo feitas pelo site sescamapa.com.br.

 

Editais

Grupo Equatorial Energia lançou seu primeiro Edital de seleção pública para patrocínio de projetos culturais e esportivos. São 10 milhões de reais para o Amapá, Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul e Goiás. Inscrições, até 17 de março, pelo site www.projetosequatorial.com.br.

 

‘Sangue Latino’

Título da nova música da cantora e compositora Lia Sophia, já disponível nas plataformas digitais. Lançada no programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9).