Heraldo Almeida

Conheça o que é Arte


O termo Arte deriva do latim Ars, ou Artis, cujo significado é Habilidade. Arte, em palavras simples, é o ato de fazer, produzir ou criar algo. A arte é mutável, ou seja, cada sociedade, cultura e época produz estilos artes diferentes. Apesar do conceito atual de arte nos remeter a algo que serve para ser apreciado ou decorar, seu sentido é muito mais amplo e antigo, pois a habilidade de criar objetos e ferramentas de sobrevivência que o Homem primitivo possuía também é arte! Desde uma faca confeccionada com osso até os desenhos encontrados nas paredes das cavernas.

A arte é também multifuncional: ela pode ter um sentido sagrado, quando religiosa. Pode ser uma crítica a algo. Pode ser simplesmente decorativa também. Ela expõe as ideias e pensamentos de seu criador fazendo uso de estilos e estéticas distintas. O Estilo é a sua forma e a Estética é o seu fundamento. Cada movimento artístico ou escola literária representa a interpretação dos cenários, objetos, cotidiano e visão de mundo de determinada sociedade ou grupo.

Dentre os inúmeros movimentos de arte, podemos citar o Arcadismo, a Arte Bizantina, a Arte Cristã Primitiva, a Arte Egípcia, a Arte Grega, a Arte Romana, o expressionismo, o Movimento Barroco, o Minimalismo, a Art Déco, a Art Nouveau, o Movimento Renascentista, o Romantismo, o Futurismo, o Dadaísmo, o Cubismo e o Tropicalismo, dentre muitos outros.

A arte pode se manifestar através da simbologia dos objetos e esculturas, através de uma performance artística, através da música, através dos sinais e de muitas outras maneiras. É possível criar pontes que conectam as diversas manifestações artísticas. Os aspectos de um povo podem ser conhecidos por nós através da arte, e por isso a sua preservação é de extrema importância. Ela revela a pluralidade da humanidade através da multivisão da mesma. A arte não possui início e nem fim, pois ela é o meio. (www.multarte.com.br).

 

Agenda
Sexta, 12, é dia de ouvir os poetas cantadores, Val Milhomem e Joãozinho Gomes, no show “Constelação de Parentes”.
No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h. Convidados especiais: Amadeu Cavalcante e Enrico Di Miceli. Informações: 98137-3130 e 99110-0249.

Tambor
Grupo Cultural Raízes do Bolão vai realizar o Tambor da Liberdade. Dia 13 de maio, na Maloca da Tia Chiquinha, no Curiaú. A partir das 10h.

Show
Dia 2 de junho tem show imperdível de Nilson Chaves e Enrico Di Miceli, no bar “O Barril”.
Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h. Informações: 99913-1818.

Eleição
Dia 20 de maio tem eleição do Conselho Estadual de Cultura, para eleger oito representantes de oito cadeiras: música, artes visuais, dança, cultura popular, poesia, artes plásticas, literatura e teatro.
Só terá direito a voto o artista que se inscreveu. A eleição vai acontecer no Colégio Gabriel de Almeida Café (antigo CCA), das 09h às 18h.

Edital
Prefeitura de Macapá lançou Edital para o Projeto Macapá Verão 2017. As informações estão no portal da PMM (www.macapa.ap.gov.br).
O evento vai acontecer de 2 a 30 de julho, com aporte financeiro do Tesouro Municipal, no valor de R$ 329.250,00, para contratação cultural.

Futuro
Beatriz Nelluty, 13 anos de idade, filha de Finéias Nelluty, é uma promessa de sucesso como cantora em defesa do Brasil.
Ela se apresentou, pela primeira vez em um palco, no show de Brenda Melo, no sábado (6), no bar “O Barril”. Já mostrou talento.

Encontros
Todos os domingos, a partir das 12h, um grupo de artistas da música estão se encontrando na sede da Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (Amcap).
Isso é bom para fortalecer e discutir a política do segmento, além de rolar uma boa cantoria, claro.

Candidato
Músico, cantor, compositor e produtor, Cléverson Baía, é candidato à cadeira da Música na eleição do Conselho de Cultura, no dia 20 de maio.
Um ótimo nome para representar a classe musical. Boa sorte.