Heraldo Almeida

Conheça o que é o Marabaixo


 

O Marabaixo é uma manifestação folclórica afroamapaense, que consiste em homenagear o Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade em duas partes: a sagrada (missas, novenas, ladainhas) e a profana (dança do Marabaixo, bailes). Essas homenagens ocorrem durante o Ciclo do Marabaixo, que começa sempre na Páscoa e termina no Domingo do Senhor (primeiro domingo após Corpus Christi). Durante os festejos, misturam-se rituais africanos (corte dos mastros, quebra da murta, danças) e europeus-católicos (missas, novenas, procissões). A origem do nome é incerta: alguns afirmam que vem do árabe marabut (louvar); outros afirmam que vem do fato dos escravos serem trazidos mar abaixo nos navios negreiros (ou seja, da África para o Brasil).

 

Na dança do Marabaixo, as mulheres vestem-se com anáguas, saias rodadas floridas, camisa branca, colares, lenço no ombro e flor atrás da orelha, uma versão estilizada das roupas das escravas. Os homens usam roupas brancas e tocam com duas baquetas grandes tambores chamados caixas ou caixa de Marabaixo. Tanto os tocadores quanto as mulheres cantam os versos improvisados chamados ladrões; muitos desses versos têm teor religioso. Todos dançam em círculo, sentido anti-horário e ao redor de si mesmos.

 

Está presente principalmente nos bairros do Laguinho e Santa Rita, na zona urbana de Macapá; mas também em outras comunidades negras do Amapá, como Mazagão Velho, Campina Grande, Lagoa dos Índios, Coração, Curiaú e Maruanum, entre outras. O Marabaixo é a maior e mais autêntica expressão cultural do povo amapaense.

 

Em novembro de 2018, o Marabaixo foi reconhecido, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural do Brasil.

 

*******************************************

O mundo tá perdido
Com o sumiço do cupido
Que eu flechei num tiro certo
Pro gelo derreter

Fernando Canto/Nivito Guedes

*******************************************

 

‘Poesia’

Título da música do cantor e compositor da Amazônia, Samuka Marajó. Residente no Amapá cerca de 15 anos e produzindo suas obras. Parabéns.

 

Música

Osmar Júnior e Edilson Moreno acabam de lançar sua nova parceria musical, ‘Filho da Amazônia’, já tocando no programa ‘O Canto da Amazônia’ (Diário FM 90,9).

 

Contadora

Professora Angelita é uma grande profissional. Contadora de Histórias do Amapá. Parabéns pela bela profissão.

 

Sabia?

Cantor, compositor e poeta, Osmar Júnior fez parte da primeira formação da Banda Placa, há 40 anos, antes de criar o Movimento Costa Norte.

 

Começou

Na segunda, 13 começou a agenda de ensaios da quadrilha junina Simpatia da Juventude, na sede de Boêmios do Laguinho (Av. General Osório – Laguinho), a partir das 21h.

 

Homenagem

Cantador da Amazônia, Nonato Santos deu de presente pra Macapá uma bela música que valoriza a cidade de São José. ‘Tem Festa no Meio do Mundo’, que você ouve na Diário FM 90,9.

 

‘Canto de Atravessar’

Música que está no repertório do disco ‘Raiz’ da cantora paraense Leila Pinheiro. Uma louvação à Amazônia.

“O pescador quer beber, vai beber no Guajará. Vento no bote, força no remo, canto de atravessar…”.

 

*********************************************************************************************