Heraldo Almeida

Então, o que é música afinal?


Essa pergunta tem sido alvo de discussão há décadas. Alguns autores defendem que música é a combinação de sons e silêncios de uma maneira organizada. Vamos explicar com um exemplo: Um ruído de rádio emite sons, mas não de uma forma organizada, por isso não é classificado como música. Essa definição parece simples e completa, mas definir música não é algo tão óbvio assim. Podemos classificar um alarme de carro como música? Ele emite sons e silêncios de uma maneira organizada, mas garanto que a maioria das pessoas não chamaria esse som de música.

Então, o que é música afinal? De uma maneira mais didática e abrangente, a música é composta por melodia, harmonia e ritmo.

Melodia é a voz principal do som, é aquilo que pode ser cantado. Harmonia é uma sobreposição de notas que servem de base para a melodia. Por exemplo, uma pessoa tocando violão e cantando está fazendo harmonia com os acordes no violão e melodia com a voz. Cada acorde é uma sobreposição de várias notas, por isso que os acordes fazem parte da harmonia.

Vale destacar que a melodia não necessariamente é composta por uma única voz; é possível também que ela tenha duas ou mais vozes, apesar de ser menos frequente essa situação. Para diferenciar melodia de harmonia nesse caso, podemos fazer uma comparação com um navio no oceano. O navio representa a harmonia e as pessoas dentro do navio representam a melodia. Tanto o navio quanto as pessoas estão se mexendo, e as pessoas se mexem dentro do navio enquanto ele navega pelo oceano. Repare que o navio serve de base, suporte, para as pessoas. Elas têm liberdade para se movimentar apenas dentro do navio. Se uma pessoa pular para fora do navio, será desastroso. Com melodia e harmonia, é a mesma coisa.

Ritmo é a marcação do tempo de uma música. Assim como o relógio marca as horas, o ritmo nos diz como acompanhar a música. Cada um desses três assuntos precisa ser tratado à parte. Um conhecimento aprofundado permite uma manipulação ilimitada de todos os recursos que a música fornece, e é isso o que faz os “sons e silêncios” ficarem tão interessantes para nosso ouvido. Afinal, mais importante do que saber o que é musica, é saber como trabalhar em cima dela. (www.descomplicandoamusica.com).

 

Novidade
Ganhei de presente do cantor e compositor da Amazônia, Nilson Chaves, o seu mais novo projeto musical (CD), “Avenida Musical Norte Sul”, que gravou em parceria com o poeta gaúcho, Carlos Di Jaguarão.
Poemas de Carlos, musicados por Nilson. Obrigado pela bela obra.

Iniciativa
Secretário Dilson Borges (Secult), está reunindo com representantes dos segmentos artísticos, para construir um projeto cultural coletivo. Boa iniciativa.

Agenda
Dia 16 de junho é a vez da cantora, Brenda Melo, soltar a voz no show “Amapalizada”.
No bar “O Barril”, Título do show da cantora Brenda Melo, que vai acontecer no dia 16 de junho, no bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h. Informações: 98119-2790.

Níver
Primo e amigo, Léo Tupinambá (Leozinho), estará comemorando, com amigos e familiares, mais um ano de vida, no dia 17 de junho.
Ele promete ser um “festaço” e batizou a comemoração de “Boteco do Léo. Parabéns, primo.

Jazz
Cantor, compositor, produtor e músico, Fin[eias Nelluty, está anunciando para outubro, mais uma edição do “Amapá Jazz Festival.
Belo espetáculo musical, às margens do rio Amazonas.

Namorados
Dia 10 de junho tem show em homenagem aos namorados, com o consagrado cantor nacional, Nico Rezende, com participação especial de Val Milhomem e Joãozinho Gomes.
No bar “O Barril”. Av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h. Informações: 98137-3130.

“Perfil”
Título do primeiro e único disco (CD) do cantor e compositor, Valério Campos, gravado na década 1990.
São 12 músicas, e a mais conhecida e tocada é “Oiapoque”. Um projeto 100% autoral.