Heraldo Almeida

Então, o que é música afinal?


 

Essa pergunta tem sido alvo de discussão há décadas. Alguns autores defendem que música é a combinação de sons e silêncios de uma maneira organizada. Vamos explicar com um exemplo: Um ruído de rádio emite sons, mas não de uma forma organizada, por isso não é classificado como música. Essa definição parece simples e completa, mas definir música não é algo tão óbvio assim. Podemos classificar um alarme de carro como música? Ele emite sons e silêncios de uma maneira organizada, mas garanto que a maioria das pessoas não chamaria esse som de música.

 

Então, o que é música afinal? De uma maneira mais didática e abrangente, a música é composta por melodia, harmonia e ritmo.

 

Melodia é a voz principal do som, é aquilo que pode ser cantado. Harmonia é uma sobreposição de notas que servem de base para a melodia. Por exemplo, uma pessoa tocando violão e cantando está fazendo harmonia com os acordes no violão e melodia com a voz. Cada acorde é uma sobreposição de várias notas, por isso que os acordes fazem parte da harmonia.

 

Vale destacar que a melodia não necessariamente é composta por uma única voz; é possível também que ela tenha duas ou mais vozes, apesar de ser menos frequente essa situação. Para diferenciar melodia de harmonia nesse caso, podemos fazer uma comparação com um navio no oceano. O navio representa a harmonia e as pessoas dentro do navio representam a melodia. Tanto o navio quanto as pessoas estão se mexendo, e as pessoas se mexem dentro do navio enquanto ele navega pelo oceano. Repare que o navio serve de base, suporte, para as pessoas. Elas têm liberdade para se movimentar apenas dentro do navio. Se uma pessoa pular para fora do navio, será desastroso. Com melodia e harmonia, é a mesma coisa.

 

Ritmo é a marcação do tempo de uma música. Assim como o relógio marca as horas, o ritmo nos diz como acompanhar a música. Cada um desses três assuntos precisa ser tratado à parte. Um conhecimento aprofundado permite uma manipulação ilimitada de todos os recursos que a música fornece, e é isso o que faz os “sons e silêncios” ficarem tão interessantes para nosso ouvido. Afinal, mais importante do que saber o que é musica, é saber como trabalhar em cima dela. (www.descomplicandoamusica.com).

 

**********************************

 

Agenda

Dia 13 de dezembro haverá show do Padre Fábio de Melo na Praça do Santuário de Fátima, bairro Santa Rita, às 20h. Realização da Prefeitura de Macapá.

 

Chiclete

Dia 30 de dezembro tem show da Banda Chiclete Com Banana, na Orla de Macapá, a partir das 21h. O evento faz parte do ‘Réveillon da Cidade’, da Prefeitura de Macapá.

 

Samba

Dia 26 de novembro tem show do Grupo Fundo de Quintal, no Centro de Cultura negra Raimunda Ramos – Laguinho, a partir das 22h.

O evento faz parte da programação de encerramento do 28º Encontro dos Tambores.

 

Vendas

Vendas liberadas para quem vai assistir o Festival de Samba de Enredo e Bateria. Camarotes para 10 pessoas (750 reais); mesas (200 reais); individuais (25 reais). Contato: 96 98114-3977.

O evento vai acontecer no sambódromo, dia 2 de dezembro, a partir das 17h. A realização é da Liesap.

 

Músico

“Vou te contar os olhos já não podem ver coisas que só o coração pode entender. Fundamental é mesmo amor, é impossível ser feliz sozinho…” (João Gilberto).

 

Comunidades

Nesta sexta (24) continua a programação no Centro de Cultura Negra Raimunda Ramos – Laguinho, com A Noite Das Comunidades. Apresentação de grupos de marabaixo e batuque. O evento faz parte do 28º Encontro dos Tambores.

 

Tambores

O segundo show do Grupo Senzalas, ‘Tambores do Meio do Mundo’, está agendado para acontecer, dia 24 de novembro, no Largo do Formigueiro (atrás da igreja São José – Centro), às 20h.

 

**************************************************************************************