Heraldo Almeida

Então, o que é música afinal


Essa pergunta tem sido alvo de discussão há décadas. Alguns autores defendem que música é a combinação de sons e silêncios de uma maneira organizada. Vamos explicar com um exemplo: Um ruído de rádio emite sons, mas não de uma forma organizada, por isso não é classificado como música. Essa definição parece simples e completa, mas definir música não é algo tão óbvio assim.

Podemos classificar um alarme de carro como música? Ele emite sons e silêncios de uma maneira organizada, mas garanto que a maioria das pessoas não chamaria esse som de música.

Então, o que é música afinal? De uma maneira mais didática e abrangente, a música é composta por melodia, harmonia e ritmo.

Melodia é a voz principal do som, é aquilo que pode ser cantado. Harmonia é uma sobreposição de notas que servem de base para a melodia. Por exemplo, uma pessoa tocando violão e cantando está fazendo harmonia com os acordes no violão e melodia com a voz. Cada acorde é uma sobreposição de várias notas, por isso que os acordes fazem parte da harmonia.

Vale destacar que a melodia não necessariamente é composta por uma única voz; é possível também que ela tenha duas ou mais vozes, apesar de ser menos frequente essa situação. Para diferenciar melodia de harmonia nesse caso, podemos fazer uma comparação com um navio no oceano. O navio representa a harmonia e as pessoas dentro do navio representam a melodia. Tanto o navio quanto as pessoas estão se mexendo, e as pessoas se mexem dentro do navio enquanto ele navega pelo oceano. Repare que o navio serve de base, suporte, para as pessoas. Elas têm liberdade para se movimentar apenas dentro do navio. Se uma pessoa pular para fora do navio, será desastroso. Com melodia e harmonia, é a mesma coisa.

Ritmo é a marcação do tempo de uma música. Assim como o relógio marca as horas, o ritmo nos diz como acompanhar a música. Cada um desses três assuntos precisa ser tratado à parte. Um conhecimento aprofundado permite uma manipulação ilimitada de todos os recursos que a música fornece, e é isso o que faz os “sons e silêncios” ficarem tão interessantes para nosso ouvido. Afinal, mais importante do que saber o que é musica, é saber como trabalhar em cima dela. (www.descomplicandoamusica.com)

Conquistas
Na semana de aniversário dos 28 anos da Fundação Cultural Palmares (28 agosto), um balanço das grandes conquistas desses anos:
Políticas de promoção da igualdade, da memória da cultura afro-brasileira e as cotas raciais.
Dar mais visibilidade à Palmares e à cultura afro-brasileira, além de gerar oportunidades de mobilidade social pela cultura a jovens da periferia. (www.cultura.gov.br).

Projeto
Cantor e compositor Zé Miguel está gravando e produzindo um CD com o também, cantor e compositor Amado Amâncio.
“Estamos fazendo uma releitura das obras que o artista já possui há anos e está sendo muito prazeroso”, disse Zé Miguel.

Oficina
O Sesc Amapá está com inscrições abertas para as oficinas “Interpretação Cinematográfica” e “Produção de Curta Metragem”.
De 7 a 10 de outubro, no Sesc Araxá, ministradas por Tomé Azevedo e Ana Vidigal.

Imperdível
Na sexta, 26, tem show de Nilson Chaves no Bar Vitruviano, com participação especial do violonista Nonato Leal.
Na Av: Machado de Assis, entre as Ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado – Centro. Às 23h.

Música 
A agenda cultural desta quinta, 25, do circuito Sonora Brasil do Sesc Amapá, vai apresentar o show “Violas em Concerto”.
Com Benedito Deghi e Marcus Ferrer, no Sesc Araxá, 19h. Entrada franca.

Jazz 
Dias 20, 21 e 22 de outubro, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá)), vai acontecer a 8ª edição do Amapá Jazz Festival.
A realização é do produtor, cantor e compositor, Finéias Nelluty.

Tenda
Na sexta, 26, tem show com a “Banda Negro de Nós”, na Tenda Cultural do Rod’s Bar (Araxá), às 22h.

Bienal
A escritora e poetisa amapaense, Alcinéa Cavalcante, foi convidada pela Câmara Brasileira do Livro para participar da cerimônia de abertura da 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Na sexta, 26, no auditório Elis Regina – Parque Anhembi (SP).